Início do conteúdo

Gestão 2025 do Conif é empossada em Brasília 


Foto: Moacir Evangelista/Conif

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, despede-se da gestão 2024 e em 2025 atuará enquanto suplente do conselho fiscal

A nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi empossada na noite de quarta-feira, 12 de fevereiro, em Brasília/DF. Ana Paula Giraux, reitora do Colégio Pedro II, foi eleita presidente do Conif em 2025. Essa é a primeira vez que um representante da instituição assume um cargo na presidência do Conselho. A gestora compôs a chapa “Diversidade que une, educação que transforma”.

A nova presidência é composta pela reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta, que assumirá a vice-presidência de Assuntos Acadêmicos; a reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, responsável pela vice-presidência de Administração; além dos reitores José Arnóbio Filho, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e Maurício Gariba, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que ocuparão as vice-presidências de Relações Institucionais e de Gestão de Pessoas, respectivamente.

Estiveram presentes na cerimônia de posse dirigentes e servidores da Rede Federal, o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (DDR/Setec), Charles Okama; entre outras autoridades.

 

Ministro da Educação fala em compromisso

Durante a solenidade, o ministro Camilo Santana reforçou o comprometimento do MEC com pautas relacionadas à Rede Federal. “Vocês aqui representam essa grande Rede, que eu admiro muito. Sou fã dos Institutos Federais, do Colégio Pedro II e dos Cefets. As instituições compõem um modelo de excelência, de qualidade da educação pública e gratuita do país. Contem com o nosso ministério, contem com o ministro Camilo. O MEC sempre estará de portas abertas para discutir os desafios, o orçamento, para darmos as mãos e superarmos, juntos, as dificuldades”. 

 

Conselho Fiscal

A cerimônia também marcou a posse do novo Conselho Fiscal do Conif. Neste ano, ele é composto pelos dirigentes Oneida Irigon, do Instituto Federal de Goiás (IFG), Ruth Sales, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), e por José Carlos, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Júlio Xandro Heck, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Marcelo Ponciano, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), e Maurício Motta, diretor-geral do Cefet Rio de Janeiro, serão os suplentes do Conselho Fiscal. 

 

Texto adaptado da comunicação do Conif 

Fim do conteúdo