[Fala aí, Reitor] Reunião do Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19 e outros eventos e reuniões na agenda de novembro

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá comunidade do IFRS! Compartilho alguns destaques da minha agenda do mês de novembro. Boa leitura!

Eventos Institucionais

O mês de novembro foi pródigo em eventos institucionais, e eu consegui participar da abertura de alguns: III Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento Estratégico da Pós-Graduação Stricto Sensu do IFRS;  Capacitação on-line para Extensionistas e Avaliadores Ad Hoc do IFRS;  Mostra Integrada da Região Norte do RS. Eventos importantes para  discutir nossas ações e estratégias, melhorar as práticas institucionais e para mostrar à sociedade as coisas legais que produzimos.

Inaugurações no Campus Canoas

Participei de inaugurações no Campus Canoas: Prédio Acadêmico (Bloco F) e Espaço Lúdico-esportivo. Dois espaços belíssimos, que irão qualificar ainda mais as atividades do Campus e que serão muito bem utilizados pelos nossos estudantes e servidores.

Reunião do Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia da Covid-19

Participei, como representante dos Institutos Federais gaúchos, de uma reunião do Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19, convocada pelo governador do Estado.  Na reunião, o governador apresentou as alterações nos protocolos sanitários-Covid para o estado do RS.

Mediação da mesa-redonda:  Agroecologia e Segurança Alimentar: A falácia da transgenia como tecnologia

Tive a honra de fazer a mediação do quinto encontro Conexões Ecológicas,  o qual  teve como tema “Agroecologia, Saúde e Segurança Alimentar: a falácia dos agrotóxicos e dos transgênicos como tecnologia sustentável”. Foi uma boa oportunidade para discutir questões que fazem parte do nosso cotidiano.

Formatura do Campus Viamão

Participei de uma bonita cerimônia de colação de grau de cursos superiores do Campus Viamão. Revigorante e emocionante, como sempre são as formaturas!

Reuniões do Conif e da Reditec

Em novembro, o Conif reuniu-se três vezes, sendo que uma de forma remota e duas vezes no formato híbrido, com alguns reitores participando presencialmente e outros de forma remota. Em pauta, a principal questão – que esteve presente em todas as reuniões – foi a discussão sobre os critérios para a distribuição do orçamento para as instituições que fazem parte da Rede Federal. Além desse tema, também constaram as pautas: a) o  Decreto 10.855/2021 (que transforma Funções Comissionadas de Coordenação de Curso – FCC em Cargos de Direção – CD e Funções Gratificadas – FG); b) apresentação da Setec sobre Programa EJA Integrado – EPT; c) discussões sobre os indicadores de Pesquisa e Extensão da Rede Federal; d) debate sobre a questão de atividades com partidos políticos – posição Conif e discussão sobre o documento referência para os presidenciáveis; e)  escolha dos representantes para as ações da Setec – Plataforma Aprenda Mais e COE. Paralelo à última reunião do mês de novembro, participei da 45ª Reditec, evento que teve os reitores participando de forma presencial, em Brasília, e os demais dirigentes da Rede Federal (pró-reitores, diretores-gerais, diretores sistêmicos) acompanhando remotamente. O tema deste ano foi “Reaprender, Reconectar e Reintegrar – o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo”.

Reunião do CD

O Colégio de Dirigentes (CD) reuniu-se remotamente uma vez em novembro. Em pauta: a)  Informes do Conif; b) avaliação de cenário da Pandemia de Covid-19 (apresentação dos novos documentos institucionais sobre o tema; e c) informes das Pró-reitorias e DGP.

Reunião com a deputada Fernanda Melchionna

Reunimo-nos com a deputada federal Fernanda Melchiona para agradecer pelos mais de R$ 2 milhões destinados à Reitoria e mais oito campi do IFRS através da sua emenda parlamentar individual. Além de agradecer pelo apoio, a reunião também serviu para a deputada detalhar aos diretores-gerais quais os projetos e as ações ela deseja apoiar em cada um dos campi com esse recurso.

Reuniões extraordinárias do Consup

Tivemos duas reuniões extraordinárias do Conselho Superior (Consup) no mês de novembro. Ambas foram motivadas por solicitações de campi para “retorno presencial gradual das atividades acadêmicas”. Foram aprovados, com ampla maioria, os retornos para os campi Veranópolis, Feliz, Caxias do Sul e Viamão, conforme rito estabelecido nos documentos institucionais. Mais informações em: https://ifrs.edu.br/institucional/consup/

Aproveito para desejar que vocês possam aproveitar as festas de final de ano para curtir suas famílias e as pessoas que são importantes nas suas vidas. E que 2022 traga-nos tempos melhores. Sigamos!

Abraços e fiquem bem.

Júlio