[Fala aí, Reitor] O que aconteceu em janeiro

Olá, colegas servidores e estudantes do IFRS,

Com vocês, mais um “Fala aí”, trazendo alguns acontecimentos importantes da minha agenda do mês de janeiro (até o dia 17, quando entrei em férias!).

Reunião extraordinária do Conif

Tivemos uma reunião extraordinária do Conselho de Reitores (Conif), motivada principalmente pela publicação, em 25 de dezembro de 2019, da Medida Provisória 914 (MP 914/2019), a qual modifica profundamente as regras para eleições de reitores e diretores-gerais nos Institutos Federais (e nas Universidades, também). O Conif é terminantemente contrário a dita MP – por entender que ela fere os princípios democráticos históricos que regem os IFs –  e fará toda a defesa necessária para que a MP não seja aprovada no Congresso. Além deste tema tão crucial e urgente, também aproveitamos a reunião extraordinária para tratar da Portaria 2227/2019 (regramento de diárias e passagens), a extinção de cargos técnicos na Rede Federal e para discutir questões orçamentárias, dentre outros temas.

Reunião com o Ministério Público Federal

Os três reitores dos IFs do Rio Grande do Sul (IFFar, IFSul e IFRS) reuniram-se com o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do MPF, Dr. Enrico Freitas, em Porto Alegre O tema principal da reunião foi a já citada MP 914/2019, para o que pedimos o apoio do MPF. No encontro, também conversamos sobre a necessidade de intervenção do MPF na questão da contratação de profissionais para atendimento educacional especializado.

Reunião com representantes da Comissão Interna de Supervisão (CIS) e dos sindicatos

Participei de uma reunião com representantes da Comissão Interna de Supervisão do IFRS (CIS) e dos sindicatos da categoria dos técnicos administrativos. Na ocasião, tratamos de assuntos de interesse da categoria e de todo IFRS, principalmente sobre a demanda de informações realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), acerca da jornada de trabalho flexibilizada dos servidores técnico-administrativos no IFRS.

Ações inovadoras da Proppi e da Proex

Quero dividir com vocês duas ações muito legais e inovadoras apresentadas no mês de janeiro, uma da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) e outra da Pró-reitoria de Extensão (Proex). A novidade na Pesquisa é que os editais de fomento interno e de apoio a servidores para apresentação de trabalhos em eventos – que levam em conta a avaliação do currículo Lattes dos servidores –  a partir de agora irão considerar o período de licença-maternidade ou licença-adotante. Assim, as proponentes somam um ano a mais na pontuação da avaliação de produção científica a cada licença. A outra ação, esta da Proex, foi o lançamento do edital de concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS. Cada projeto poderá receber o valor de até R$ 500,00. E, ao estudante proponente, será concedida uma bolsa, no período de maio a setembro, com o valor de R$ 300,00. Serão contempladas as dez melhores propostas.

Aproveito para desejar a todos e todas um ótimo retorno às atividades!

Grande abraço,

Júlio