[Fala aí, Reitor] Agenda de abril foi marcada por importantes reuniões e eventos

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Com vocês, o “Fala aí, Reitor” com alguns acontecimentos importantes na minha agenda do mês de abril! Boa leitura.

Neste mês, quero iniciar dividindo com nossa comunidade duas notícias muito legais sobre o desempenho do IFRS em avaliações importantes:

– IFRS no ranking CWUR das melhores universidades do mundo

Pelo terceiro ano consecutivo, o IFRS foi classificado entre as melhores universidades do mundo no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). Foram citadas 2 mil instituições de diferentes países e o IFRS aparece na posição 1.528 em nível mundial, acima da colocação ocupada no ano de 2020, que foi a 1.543. Neste ano, 56 instituições brasileiras figuram na relação, estando o IFRS na 41ª posição e sendo o único Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Ficamos muito  felizes por ver o IFRS em destaque! Mas o mais importante disso tudo: espero que sirva para sensibilizar nossas autoridades a olharem com a devida atenção para as instituições públicas de ensino, que são as principais produtoras de conhecimento no Brasil, conforme fica evidente neste ranking.

– Índice Geral de Cursos (IGC  )

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) manteve o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) na faixa 4, em uma escala que varia de 1 a 5, em ordem crescente de avaliação.  O IFRS teve 34 cursos avaliados no triênio considerado para o IGC 2019 (de 2017 a 2019). É importante destacar que o índice divulgado é relativo ao ano de 2019, visto que no ano de 2020 não foi possível realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) devido à pandemia da Covid-19. O IFRS está em sexto na lista das 40 instituições e em quarto se considerados somente os 38 IFs. Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando 24.963 cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados de 4.679 programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições no ano retrasado.

– Relatório de Gestão 2020 do IFRS é aprovado no Consup

Na última semana de abril tivemos a segunda reunião ordinária de 2021 do nosso Conselho Superior (Consup), no qual eu destaco a aprovação do Relatório de Gestão 2020 do IFRS, o qual apresenta de forma transparente e didática as ações desenvolvidas na nossa instituição no último ano. Aproveito para convidar a comunidade do IFRS a conhecer o “Portal de Transparência e Prestação de Contas do IFRS”, que pode ser acessado em: https://ifrs.edu.br/transparencia-e-prestacao-de-contas/. A pauta completa da reunião do Consup pode ser conferida em: https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/)

– Reunião do Conselho de Reitores (Conif)

No mês de abril aconteceram três reuniões do Conif. Os itens em pauta foram muitos: a)  “avaliação” na Educação, Profissional e Tecnológica; b) Diretrizes Curriculares da EPT; c) análises e encaminhamentos sobre o Orçamento da Rede Federal para 2021; d) atividades não presenciais nas instituições membros do Conif; e) Portaria 983/2020 (atividades docentes); f)  Portaria 246/2016 (dimensionamento das unidades da Rede Federal); g)  respostas e encaminhamentos ao Ministério Público Federal sobre retomada das atividades presenciais, h) os vetos presidenciais ao Orçamento da Rede Federal, entre outros.

– Reunião do Colégio de Dirigentes (CD)

Em abril o Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS reuniu-se por duas vezes. As pautas principais foram as seguintes: a) Informes referentes às reuniões do Conif; b) captação de recursos externos e parcerias: relato 2020 e perspectivas; c) apresentação do Programa de Acompanhamento de Egressos do IFRS; d), ações de planejamento institucional para os próximos meses. Além destas questões, também discutiu-se orçamento e sobre as nossas atividades no período da pandemia.

Por fim, conforme aprovado pelo nosso Conselho Superior ainda no mês de fevereiro (Resolução Consup 015/2021), ao longo do mês de maio a maioria dos nossos campi estarão retomando seus calendários acadêmicos, de forma não presencial. Aproveito para desejar aos nossos estudantes, professores e técnico-administrativos uma ótima e tranquila retomada  de calendário. Vivemos tempos muito difíceis e de limitações extremas, mas asseguro que a nossa instituição está fazendo o seu melhor. E assim continuaremos!!

Grande abraço,

Júlio