Etapa Sertão dos Jogos do IFRS 2024 tem início com disputas de vôlei feminino e handebol masculino

Teve início na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro de 2024, no IFRS Campus Sertão, a segunda etapa da nona edição dos Jogos do IFRS. Estudantes e servidores de 16 campi da instituição foram chegando, ainda na madrugada, para as competições, que vão até sábado.

O primeiro dia está sendo de disputas de vôlei feminino, com equipes de todos os 16 campi; e handebol masculino, com times de Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Rolante, Sertão, Vacaria e Viamão. As partidas finais devem ocorrer ainda nesta quinta-feira. Estavam previstos também os jogos de basquete masculino, na quadra externa do campus. No entanto, em razão da chuva, a modalidade foi transferida para sábado.

À noite, ocorrerá a cerimônia de abertura desta etapa, com a apresentação das delegações e o juramento dos atletas. O estudante Jaime Donato Guarienti Filho, do técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio de Sertão, será o juramentista. Apesar de ansioso com a responsabilidade, ele destaca a importância do compromisso com a lealdade e o respeito durante as competições, expressos no juramento. “Fiquei feliz quando recebi o convite. Busco a cada dia ser melhor, e é legal saber que represento coisas boas. O juramento significa muita coisa: o respeito não só com os adversários, mas com todos que se dedicaram para estar aqui.”

Estudante de Sertão, Jaime é o juramentista

Jaime integra as equipes de handebol e voleibol do seu campus nesta etapa, e disputou também o vôlei de praia, em Bento Gonçalves. Ele está no terceiro ano do curso e conta que foi no IFRS que começou a praticar esportes. “É uma construção, eu fui buscando aprender mais e mais. Agora poder jogar e representar a instituição com meus colegas vai ser uma experiência muito massa”, conta.

Segundo ele, além de aprender as técnicas das modalidades e aprimorar habilidades como agilidade, força e até inteligência em quadra, há outros ensinamentos. A interação e o jogo justo foram citados pelo aluno. “No esporte, querendo ou não, muitas vezes as pessoas brigam e tem bastante discussão em quadra. Então tu tem de entrar de cabeça limpa e ser honesto no jogo. Aqui a gente aprende a ser honesto. O que tu faz de bem, tu vai receber de bem.”

Treinador Leandro com a equipe de vôlei feminino Veranópolis

Trabalhar em equipe é outro ensinamento dos esportes coletivos, acrescenta o treinador das equipes de voleibol do Campus Veranópolis, Leandro Gayesky. “Eu procuro sempre orientar para que eles trabalhem em grupo, isso é o mais importante dentro de quadra. Tem que existir cobrança, mas não podem perder a cabeça, rolar um xingamento. Uma pessoa só não muda o jogo, é preciso uma equipe, um saque, uma recepção, um levantamento e um ataque (no caso do vôlei). Então é um conjunto de atividades dentro da quadra que vão resultar em um ponto.”

Dar o melhor de si e ter objetivos em mente também são incentivos repassados pelo treinador. “Oriento eles a planejar. Ontem falei no treino: tracem objetivos. Estou indo para competir e ganhar, sim, mas o que mais? O que vocês querem levar de lá? Quero conseguir fazer o meu melhor jogo, quero fazer amigos novos? Tracem objetivos e corram atrás”, finaliza o educador físico.

Sobre os Jogos do IFRS

Em Sertão ocorre a segunda etapa da nona edição dos Jogos do IFRS. São mais de 600 participantes: aproximadamente 540 estudantes atletas e 80 servidores. De quinta-feira a sábado, 26 a 28 de setembro, serão realizadas 154 partidas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, com equipes masculinas e femininas. Na sexta-feira, estão previstas as disputas de basquete e futsal femininos e de vôlei masculino.

A primeira etapa foi realizada no Campus Bento Gonçalves, no dia 09 de setembro, com as modalidades de xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, atletismo e uma demonstração de bocha paralímpica.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.

Confira imagens deste primeiro dia da Etapa Sertão dos Jogos