Estudantes podem se candidatar a dupla diplomação no IPB

Fachada de alguns blocos (prédios) do IPB. Em frente aos blocos gramado e jardim com algumas árvores.

Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

Alunos de cursos de graduação poderão realizar mobilidade acadêmica em Portugal em programa de dupla diplomação

Essa oportunidade é para os estudantes dos cursos de superiores de graduação do IFRS de Engenharia Mecânica dos campi Erechim e Farroupilha; de Engenharia de Controle e Automação do Campus Farroupilha; de Tecnologia em Gestão Ambiental dos campi Porto Alegre e Viamão; e de Tecnologia em Construção de Edifícios do Campus Rio Grande.

Foi publicado edital com informações (Edital 49/2022) para os estudantes interessados em realizar mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, podendo obter dupla diplomação (saiba mais abaixo). O objetivo é complementar a formação acadêmico-profissional dos alunos, por meio do contato com diferentes métodos, processos e tecnologias voltadas ao aprendizado, ao aprofundamento, à difusão e ao compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais.

Poderão se candidatar estudantes regularmente matriculados nos cursos mencionados no edital com idade igual ou superior a 18 anos. As despesas relacionadas à viagem, ao visto, à estadia, entre outras, são de responsabilidade do estudante, conforme consta do edital. O selecionado deverá pagar também as taxas administrativas no IPB, o valor referente às creditações e à emissão do diploma.

As inscrições podem ser realizadas até 17 de maio de 2022. Dúvidas deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico [email protected], com o assunto Edital IFRS nº 49/2022 – Seleção interna de estudante para mobilidade para fins de obtenção de dupla diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal.

Sobre a Dupla Diplomação

A dupla diplomação resulta de um acordo firmado entre o IFRS e uma instituição estrangeira. Por um determinado período (normalmente dois anos, mas pode variar conforme o acordo de cooperação), o estudante cursa disciplinas (de graduação ou de pós-graduação) em uma instituição estrangeira. Assim, ao concluir o curso, poderá receber diploma de graduação do IFRS e de graduação da instituição estrangeira.