Estudantes podem participar de seleção para atuar no Projeto Envelhecer nos Territórios SOS RS

Há vagas para os campi Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Rio Grande e Rolante. Os selecionados receberão bolsa mensal.

Estão abertas, até 03 de setembro, as inscrições para estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) interessados em atuar como bolsista no Projeto Envelhecer nos Territórios SOS RS. Há vagas para os campi Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Rio Grande e Rolante. O projeto objetiva constituir uma rede de solidariedade para apoio emergencial às pessoas idosas de municípios gaúchos atingidos pela catástrofe climática.

Os selecionados vão atuar como agentes de direitos humanos dos idosos. Participarão de atividades como mapeamento de idosos desabrigados e desalojados, entrevistas com pessoas idosas em vulnerabilidade e identificação das principais necessidades.

A participação no projeto é prevista para ocorrer entre 10 de setembro e 10 de novembro de 2024. A carga horária semanal mínima do bolsista será de 12 horas e valor da bolsa, de R$ 750,00 mensais.

A seleção ocorrerá pela avaliação de uma carta de motivação do estudante em participar do projeto, que deve ser enviada junto com o formulário de inscrições. Todas as informações podem ser conferidas no edital da Pró-reitoria de Extensão nº 34/2024. No total, são 75 vagas para estudantes do IFRS, além de outras 38 vagas para alunos do IF Sul-rio-grandense (IFSul).

Vagas para estudantes do IFRS
  • Campus Bento Gonçalves: 10
  • Campus Canoas: 20
  • Campus Porto Alegre: 20
  • Campus Rio Grande: 05
  • Campus Rolante: 20

Sobre o Envelhecer nos Territórios

O Programa Envelhecer nos Territórios é uma iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Pretende garantir a proteção social e a cidadania dos idosos, criando condições de suporte à vida dessas pessoas.

O SOS RS é desenvolvido em parceria com os Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-rio-grandense (IFSul), por meio das Pró-reitorias de Extensão. Usa o referencial teórico do Envelhecer nos Territórios para atuar de forma mais específica em apoio emergencial aos idosos atingidos pela catástrofe climática. Está prevista a elaboração de um relatório técnico sobre o impacto do desastre climático nas pessoas idosas dos municípios atingidos e o planejamento de um monitoramento do plano de cuidado da pessoa idosa, facilitando o acesso a serviços e programas.