Educação a Distância
Estudantes e servidores podem se inscrever como bolsistas do projeto Aprenda Mais
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe, até as 12h do dia 1º de outubro de 2025, inscrições para a seleção complementar de bolsistas do projeto Aprenda Mais, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC). São cinco vagas destinadas a estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação do instituto, além de servidores da instituição e de outros órgãos públicos. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.
A atuação será em regime remoto, junto à Coordenadoria de Educação a Distância (CEaD) da Reitoria, com carga horária entre 12 e 16 horas semanais. O valor das bolsas varia de R$ 2000 a R$ 900, conforme a função e carga horária. As bolsas terão duração de 15 de outubro de 2025 a 31 de dezembro de 2027, no caso de Tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Auxiliar em Tradução de Libras, e de 15 de outubro de 2025 a 15 de abril de 2026, para Auxiliar Administrativo Júnior, Auxiliar Administrativo Sênior e Supervisor de Suporte Técnico.
Vagas e requisitos
Para se candidatar as vagas é necessário ter concluído o curso “Capacitação para Autores de Cursos para a Aprenda Mais”, disponível na plataforma do MEC, manter vínculo com o IFRS ou outro órgão público, conforme a vaga; não acumular bolsas em desacordo com as regras institucionais; apresentar autorização da chefia imediata, no caso de servidores; e ter disponibilidade para atuação remota, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 19h30, além das especificidades exigidas em cada função, conforme abaixo.
- Tradutor de Libras (1 vaga – servidor do IFRS ou de outros órgãos): exige formação conforme a Lei Federal 14.704/2023, fluência em Libras, habilidades para gravação e edição de vídeos de tradução, além de equipamentos básicos. As atividades envolvem a produção de vídeos de tradução de conteúdos educacionais.
- Auxiliar em Tradução de Libras (1 vaga – estudante do IFRS): necessário ter fluência em Libras, conhecimento em gravação e produção de vídeos, além de equipamentos adequados. O trabalho consiste em auxiliar na produção de vídeos de tradução.
- Auxiliar Administrativo Júnior (1 vaga – estudante do IFRS): voltada a estudantes regularmente matriculados, que devem ter acesso a computador e internet. Atividades gerais de apoio administrativo.
- Auxiliar Administrativo Sênior (1 vaga – servidor do IFRS): requer conhecimentos em rotinas administrativas e uso da Plataforma Agenda Mais. Atividades de apoio administrativo em processos internos do projeto.
- Supervisor de Suporte Técnico (1 vaga – servidor do IFRS): exige formação em redes de computadores ou áreas afins, experiência em suporte técnico e conhecimento da Plataforma Agenda Mais. Atuação em acompanhamento e suporte técnico.
O processo seletivo será online, composto por análise técnica documental e entrevista. Mais informações estão disponíveis no Edital Proen IFRS nº 27/2025. Dúvidas podem ser enviadas para aprendamais@ifrs.edu.br.
Sobre o projeto Aprenda Mais
Criado em 2020, o projeto busca ampliar o acesso a cursos de qualificação profissional a distância. A plataforma Aprenda Mais reúne cursos gratuitos e de curta duração oferecidos por instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.