Início do conteúdo

Estudantes do IFRS são premiadas em feira científica com primeiro e quarto lugares e credencial para a Turquia


Amanda de Lorenzi

Três projetos do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foram apresentados na 10º Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, realizada de 5 a 9 de outubro de 2020 de forma virtual. Dois conquistaram premiações: um com o primeiro lugar e o outro com a quarta colocação e credencial para evento científico na Turquia no ano que vem.

Com a pesquisa ‘Atividade antifúngica dos extratos de Allium sativum sobre os fungos causadores das sigatokas’, a estudante Amanda de Lorenzi Borges garantiu o primeiro lugar na área de Ciências Agrárias. O trabalho busca desenvolver uma alternativa natural para o controle das Sigatokas – doenças fúngicas foliares comuns nas bananeiras – através da produção de extratos aquosos in natura a base de alho. A orientação é da professora Flávia Twardowski.

Já a jovem pesquisadora Laura Nedel Drebes ficou com o quarto lugar também na área de Ciências Agrárias. Além disso, ganhou credenciamento para a ‘Wifa Expo Sciences Turkey 2021’. O trabalho ‘Síntese de bioplástico a partir da farinha do sabugo de milho’ visa desenvolver biofilmes utilizando a farinha do sabugo de milho como uma alternativa para substituir os plásticos descartáveis convencionais. Também orientado pela professora Flávia Twardowski, conta com a coorientação do docente Cláudius Jardel Soares.

O outro projeto participante da FETEC MS foi da estudante Amanda Ribeiro, orientado pela professora Flávia Twardowski. Com o título ‘Desenvolvimento de polímero biodegradável a partir dos resíduos agroindustriais da uva’, a pesquisa busca produzir uma alterativa sustentável aos polímeros sintéticos, que causam danos ambientais, por meio dos resíduos agroindustriais da uva.

Laura Drebes

Amanda Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da Comunicação do Campus Osório

 

Fim do conteúdo