Início do conteúdo

Estudantes do IFRS e servidores podem se inscrever como bolsistas do Aprenda Mais


Card com o texto: Seleção de bolsistas para o projeto Aprenda Mais. Atuação é remota, com carga horária semanal de 12 ou 16 horas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas, até as 12h do dia 24 de julho de 2025, para a seleção complementar de bolsistas com atuação remota no Projeto da Plataforma Aprenda Mais. As vagas são destinadas a estudantes de cursos técnicose superiores de  graduação e pós-graduação do Instituto e a servidores públicos efetivos de quaisquer esferas (municipal, estadual, distrital ou federal).

As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, conforme orientações do Edital Proen IFRS nº 21/2025.

Vagas, atividades e requisitos 

São sete vagas, distribuídas em duas áreas principais:

  • Tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Duas vagas: uma para tradutor (servidores públicos) e uma para auxiliar (estudantes do IFRS). Entre as atividades, os bolsistas deverão gravar vídeos com tradução de conteúdos educacionais, orientar estudantes em Libras, elaborar glossários e apoiar nas atividades do projeto. É necessário ter fluência em Libras, experiência com gravações e estrutura adequada para produção audiovisual.

  • Design Educacional

Há cinco vagas destinadas a estudantes do IFRS, sendo três para o nível júnior e duas para o nível sênior. Os bolsistas atuarão na produção e revisão de materiais didáticos, transcrição de conteúdos, edição de vídeos, atendimento a dúvidas e apoio na organização de cursos. Para o nível sênior, é exigida experiência com o ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle ou elaboração de cursos abertos, onlines e massivos (MOOCs). 

Todas as vagas exigem disponibilidade para atuação de segunda a sexta-feira, entre 07h30 e 19h30, com possibilidade de extensão até 22h em situações excepcionais.

Valores e atuação 

Os valores das bolsas variam entre R$ 900 e R$ 2.000 reais, conforme o perfil do bolsista e a carga horária semanal (12 ou 16 horas). A vigência vai de 5 de agosto de 2025 a 31 de dezembro de 2027. As atividades do projeto não podem ser realizadas em horários simultâneos a outras obrigações, como aulas ou trabalho.

O processo de seleção será conduzido de forma online, em duas etapas: análise técnica documental e entrevista.

Para mais informações, consulte o edital ou entre em contato pelo e-mail: aprendamais@ifrs.edu.br.

Sobre o projeto Aprenda Mais

Lançado em 2020, o projeto tem como objetivo expandir o acesso a cursos de qualificação profissional a distância. A plataforma Aprenda Mais reúne cursos gratuitos e de curta duração oferecidos por instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Fim do conteúdo