Destaque
Estudantes do IFRS conquistam premiações e Campus Veranópolis recebe destaque na Obmep
Como já é tradição, os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A novidade da 18ª edição ficou por conta do destaque para o Campus Veranópolis, que receberá um troféu em razão dos resultados de seus alunos na competição. A unidade foi selecionada enquanto escola pública seletiva (que admite os estudantes por processo de seleção), a partir de critérios de pontuação estabelecidos no edital da Obmep.
A olimpíada de matemática, maior competição científica da área no país, reuniu mais de 18,3 milhões de participantes entre os níveis fundamental e médio na edição de 2023. Foram alcançados 99,78% dos municípios e mais de 55 mil escolas brasileiras.
No IFRS, além do prêmio do Campus Veranópolis, os estudantes conquistaram: uma medalha de ouro, seis de prata, cinco medalhas de bronze e 95 menções honrosas. As cerimônias de premiação da 18ª Obmep acontecem neste ano, em datas a serem definidas.
Confira as premiações dos estudantes do IFRS
Medalhista de ouro
Caetano Todero Seminotti – Campus Osório
Medalhistas de prata
Arthur Ferreira Stedile – Campus Osório
Daniel Cechin Pessoa – Campus Caxias do Sul
Eduardo Ziegler Berti – Campus Caxias do Sul
Fernando Bos Fabro – Campus Veranópolis
Gabriel Zanella Bardini – Campus Canoas
Matheus Muller – Campus Caxias do Sul
Medalhistas de bronze
Gabriel Boff Deon – Campus Caxias do Sul
Guilherme Machado – Campus Restinga
Leticia Polito Kuffel – Campus Caxias do Sul
Pedro Abelardo Portella – Campus Restinga
Pietro de Oliveira Bortolini – Campus Farroupilha
Menção honrosa
Receberam menções honrosas alunos dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria e Veranópolis.
Os alunos de escolas públicas medalhistas na Obmep, regularmente matriculados, poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr – 18ª Obmep) do IMPA. A participação está condicionada ao cumprimento das regras específicas do programa e pode incluir o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A estrutura e o planejamento serão definidos e divulgados em 2024 no site do programa.
Sobre a Obmep
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
A olimpíada também visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.