Estudantes do IFRS apresentam pesquisas na maior feira de ciências pré-universitária do mundo

Duas estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), do Campus Osório, participam da delegação que vai representar o Brasil na Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo. Este ano, o evento acontece entre os dias 13 e 18 de maio, em Pittsburgh (EUA). O grupo brasileiro é composto por 25 alunos, sendo sete gaúchos: as duas estudantes do Campus Osório do IFRS e cinco alunos da Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo/RS. Todos apresentarão no evento pesquisas premiadas em outras feiras no Brasil.

Conheça os trabalhos que serão apresentados pelo IFRS na Intel ISEF 2018:

“Detecção de drogas ansiolíticas em bebidas alcoólicas adulteradas” – O trabalho foi elaborado pela estudante do Campus Osório do IFRS Isabela Dadda dos Reis (17 anos), com a orientação da professora Flávia Twardowski e coorientação do professor Claudius Jardel Soares, do Campus Osório. A aluna desenvolveu um mecanismo colorimétrico para detecção de certos tipos de drogas em bebidas alcoólicas adulteradas (drogas benzodiazepínicas). A partir dos resultados da pesquisa, foi possível desenvolver um protótipo portável, de fácil utilização e baixo custo, o qual passará agora por novos testes e melhorias.

A pesquisa recebeu o prêmio Intel ISEF na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2018, quando conquistou também o primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra e premiação da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul. O trabalho obteve ainda o terceiro lugar em Bioquímica e Química na Mostratec 2017, quando recebeu o credenciamento para participar da Feira Nacional da Argentina em 2018. Além disso, foi credenciado para participar da Cientec em Lima, no Peru, em 2017; e recebeu o prêmio Ufrgs Jovem Pesquisador 2017.

“Tratamento de efluentes têxteis através de resíduos agroindustriais provenientes do Litoral Norte gaúcho” – A pesquisa foi desenvolvida pela estudante Juliana Davoglio Estradioto (17 anos), com orientação da professora Flavia Twardowski, do Campus Osório do IFRS. O objetivo foi avaliar o uso de resíduos oriundos do beneficiamento de arroz e da produção de maracujá, do Litoral Norte gaúcho, na adsorção de corante catiônico azul de efluente têxtil, que pode afetar negativamente a natureza das águas dos rios. O estudo apresenta importância ambiental, financeira, científica e social, ao promover uma alternativa para o reaproveitamento de subprodutos agrícolas e um tratamento econômico para corantes de difícil degradação provenientes de efluentes industriais. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica seguida por experimentação, que comprovou a eficácia dos materiais estudados com um custo quase 40% inferior ao carvão ativado comercial, comumente utilizado no tratamento de efluentes.

Essa pesquisa conquistou o credenciamento para a Intel ISEF como premiação por ter obtido o primeiro lugar em Ciências Ambientais na Mostratec 2017. Por este trabalho, a aluna Juliana recebeu também o Prêmio Jovem Cientista da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2017. Juliana e a professora orientadora foram ainda credenciadas para a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho de 2018, em Alagoas.

Sobre o IFRS na Intel

Esta é a quarta vez consecutiva que o Campus Osório do IFRS participa da Intel ISEF, com a apresentação de pesquisas orientadas pela professora Flavia Santos Twardowski Pinto. Os trabalhos obtiveram reconhecimento em todas as participações. A participação do IFRS conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Na foto, os estudantes gaúchos que participarão da Intel ISEF 2018: Andrea Auler, Pedro Henrique Capp Kopper, Laura Cavalheiro Brizol, Émerson da Costa Silva, Juliana Davoglio Estradioto (IFRS), Matheus Bender e Isabela Dadda dos Reis (IFRS).

Foto de Luis Eduardo Selbach