Estudantes do Campus Sertão elaboram materiais didáticos para o ensino de surdos

Professora surda com materiais de biologia e ciências desenvolvidos pela turma de alunos.

Como seria o planejamento de aula, se eu (professor/a) tivesse um aluno surdo na disciplina de Biologia ou de Ciências?

Os acadêmicos do último semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCBio), do Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), receberam na disciplina de Libras a tarefa de elaborar uma abordagem didática utilizando os conteúdos da Biologia e considerando a necessidade visual e linguística do aluno surdo.

Os trabalhos foram apresentados em sala de aula e contaram com a avaliação de Ana Cristina Vilas Boas, professora surda da comunidade surda de Passo Fundo, que ofereceu contribuições para qualificar ainda mais os trabalhos.

Os materiais visuais desenvolvidos pelos alunos foram doados à Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Passo Fundo (APAS) para serem utilizados com os alunos nas atividades pedagógicas da instituição.

A professora Andréia Mendiola Marcon, que ministra a disciplina de Libras ao curso de LCBio, destaca que com tal atividade “os alunos puderam refletir e construir uma compreensão sobre o processo de ensino e de aprendizagem pelo o aluno surdo no universo escolar e acadêmico”.

Turma de estudantes com materiais de biologia e ciências.

Texto Comunicação do Campus Sertão