Início do conteúdo

Estudante do IFRS, participe do maior evento institucional


Foi prorrogado o período de inscrições para o Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino

Se você é estudante e participa de algum projeto do IFRS, não pode perder a oportunidade de participar do maior evento institucional! O 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) prorrogou o período de submissão de trabalhos até  27 de outubro de 2021. As inscrições também foram prorrogadas, até o dia 29 de outubro. O evento ocorrerá de forma virtual de 07 a 09 de dezembro de 2021.

Para a apresentação de trabalhos, podem se inscrever estudantes do IFRS que participem de projetos na instituição como bolsistas ou voluntários, conforme os detalhes do regulamento do evento. Há inscrições para “orientador de projetos”, “diretor/coordenador de Pesquisa, Extensão e Ensino” e “equipes das Pró-reitorias”. 

Para o 6º Seminário de Internacionalização, há uma novidade: além de estudantes regularmente matriculados, poderão participar egressos que tenham participado de programas de mobilidade do IFRS. 

Leia com atenção o regulamento retificado e faça sua inscrição

Sobre o Salão

Com o tema “100 anos de Paulo Freire: ensino, pesquisa e extensão para uma educação popular e crítica”, o 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS ocorrerá entre os dias 07 e 09 de dezembro de 2021, totalmente virtual. As atividades oportunizam um espaço de integração da comunidade acadêmica, visando ao compartilhamento dos conhecimentos produzidos na pesquisa, na extensão e no ensino, bem como promovem uma reflexão sobre a importância da ciência para o desenvolvimento do país.

O Salão congrega os seguintes eventos: 10º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 9º Seminário de Extensão (Semex); 8º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 6º Seminário de Pós-Graduação; 6º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT); Mostra dos Produtos da Pós-graduação (MPPG).

Podem participar estudantes e servidores do IFRS e demais categorias de participantes previstas no Regulamento, que está disponível no Portal de Eventos do IFRS, juntamente com outras orientações para inscrição e submissão de trabalhos.

📌 Confira depoimentos de participantes das edições anteriores, que responderam a pergunta: “Por que participar do Salão?”

“Foi uma experiência enriquecedora para minha formação acadêmica. O evento possibilita divulgar os resultados dos projetos, de forma que os alunos podem também ouvir sugestões e outras perspectivas dos ouvintes e avaliadores. Além disso, oportuniza que tenhamos contato com as mais diversas linhas de pesquisa, de forma a incentivar a troca de conhecimentos entre jovens pesquisadores.
Ressalto a importância de eventos como o Salão continuarem a ocorrer, pois contribuem fortemente para disseminar a pesquisa científica no Brasil, algo tão necessário nos tempos de hoje.
O Salão também proporciona que os alunos participem de palestras, mostras e apresentações culturais e fortalece a interação entre alunos, professores, técnicos e servidores em geral de todos os campi do IFRS.”

Francielli Mostardeiro, estudante de Licenciatura em Matemática no Campus Caxias do Sul, atuou como bolsista em diferentes projetos e participou do Salão de 2017 a 2019

 

“É muito mais do que mostrar o que fazemos no nosso dia a dia. Vejo esta participação como possibilidade de aprender, de dialogar, de oportunizar experiências, pois somente é possível experienciar quando realmente olhamos para o outro em pé de igualdade. O Salão é isso: compartilhar inteligências e saberes em prol da ciência e do crescimento individual, institucional e, principalmente, social.
Izandra Alves, professora do Campus Feliz, coordena um projeto de extensão e três projetos de pesquisa e participou de todas as edições do Salão

 

“Para divulgar, dentro da comunidade acadêmica e para a comunidade externa, os projetos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos no âmbito da instituição.
Especialmente nos últimos anos, tem-se levantado a questão de que as universidades públicas brasileiras, especialmente as federais, não têm divulgado seus achados e resultados para além da comunidade científica, o que pode enfraquecer a visão que a sociedade tem da importância dessas instituições para o desenvolvimento científico, educacional e social do país.
Esses eventos são imprescindíveis para que nosso trabalho seja conhecido para além das paredes do nosso campus e dos limites do IFRS.

Katia Arcaro, professora do Campus Caxias do Sul, coordena um projeto de Ensino e participou do Salão pela primeira vez em 2020

 

Fim do conteúdo