Início do conteúdo

Equipe do IFRS é pentacampeã em competição de eficiência energética no Rio de Janeiro


A equipe Drop Team conquistou a 1ª colocação na categoria de combustão interna com o resultado de 699 quilômetros por litro de combustível. 

Na oitava edição da Shell Eco-marathon Brasil a Drop Team, equipe de eficiência energética do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), trouxe mais uma vitória para a instituição, conquistando o título de pentacampeã

Com a marca de 699 quilômetros percorridos por litro (km/l) de combustível, o protótipo de combustão interna desenvolvido por docentes e estudantes foi vencedor pelo terceiro ano consecutivo da competição e mantém o recorde de desempenho em pista brasileira, com 716 km/l, obtido no ano de 2023. 

A Shell Eco-marathon ocorreu entre os dias 26 a 28 de agosto. Essa edição marcou os 40 anos da competição pelo mundo, com a presença de 46 equipes, de quatro países: Brasil, México, Peru e Colômbia no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. 

 

Equipe campeã

Viajaram ao Rio de Janeiro o professor Airton Campanhola Bortoluzzi e os estudantes Eduardo Carlos Andreolla, Felipe Augusto Salini, João Vitor Vendruscolo Davi, João Gabriel Soccol Bagnara, Jonas Sachet, Laisla Karen Portella e Marcelo Boff dos Santos. Além da Drop Team, o IFRS foi representado também pela IFeco, equipe do Campus Rio Grande na categoria bateria elétrica, que não obteve premiação neste ano.

 

Sobre a Shell Eco-marathon

Criada em 1939, a competição começou como uma aposta entre funcionários da Shell sobre quem conseguiria ir mais longe com a mesma quantidade de combustível. Lançado oficialmente em 1985, na França, o programa disponibiliza uma plataforma para equipes de ensino médio e universitário explorarem aspectos de design e tecnologia, utilizando habilidades STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para construir seus próprios carros ultra eficientes em termos de energia e, em seguida, levá-los para competir na pista. Para saber mais, acesse o site do programa.

Fim do conteúdo