Encontro reúne servidores para refletir sobre a pesquisa e a extensão como instrumentos para o desenvolvimento local

Mais de 150 servidores participam do 2º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que teve início na tarde desta segunda-feira, 13 de agosto de 2018. Com o tema central Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Local, o evento ocorre no Campus Bento Gonçalves e é composto pelo 6º Curso de Pesquisadores e pelo 4º Curso de Capacitação de Extensionistas. A atividade segue com minicursos nesta terça-feira, 14 de agosto.

Na abertura do encontro, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, e os pró-reitores de Extensão, Marlova Benedetti, e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, deram as boas-vindas aos participantes. Em sua fala, o reitor destacou como um dos desafios institucionais a necessidade de avançar na temática da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, resultando em ações práticas, e anunciou que está previsto para 2019 o Programa de Fomento a Projetos de Indissociabilidade no IFRS. A instituição, de acordo com o reitor, deve constantemente reforçar o compromisso com a lei de criação dos IFs (Lei 11.892/2008) no sentido de estimular o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Marlova e Girotto frisaram a importância do Encontro de Pesquisadores e Extensionistas como um espaço de capacitação e troca de ideias. Marlova salientou que a extensão contribui para a formação de profissionais cidadãos e auxilia na produção e difusão de conhecimentos para a superação das desigualdades sociais. A pró-reitora de Extensão ainda citou que hoje são mais de 400 ações de extensão cadastradas no IFRS. “Se pensarmos no número de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com essas ações, temos uma ideia do quanto a extensão no IFRS é efetiva”.

Girotto lembrou que a atuação dos IFs na pesquisa aplicada e na inovação é enfatizada na Lei 11.892, visando ao desenvolvimento regional e nacional. Frisou que o trabalho coletivo entre a Reitoria e os campi possibilitou avanços na integração da pesquisa e da inovação do IFRS com as demandas das comunidades e citou duas conquistas: os 13 habitats de inovação e empreendedorismo do Instituto e a execução dos primeiros projetos cooperados com a Faurgs, que atua como fundação de apoio.

A programação do 2º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS conta com palestras, mesa-redonda e minicursos. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor e ex-secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) Eliezer Moreira Pacheco, que abordou o tema “O protagonismo dos Institutos Federais para o Desenvolvimento Local”. Ao falar sobre as finalidades dos Institutos Federais e os objetivos da ciência, o palestrante enfatizou: “A ciência é para melhorar a vida das pessoas, a pesquisa deve ter sentido. É para isso que existem os Institutos Federais”.