Início do conteúdo

Dúvidas sobre a COVID-19 e a Pandemia


A 3ª Mateada Virtual da Saúde ocorrida no dia 9 de outubro, abordou dúvidas sobre a Covid-19 e a Pandemia.

Entre outros temas conversados, divulgamos uma síntese de informações para conhecimento de todos.

Quais os tipos de testes disponíveis para o COVID-19 e o melhor momento para realizá-los? 

Existem diversos tipos de exames.Os mais comuns são PCR para COVID e o ELISA (IgM, IgA e IgG). Cada um desses exames tem suas finalidades e tempos específicos para realizar. O PCR (aquele que coleta do nariz) destina-se a isolar o vírus, é o padrão ouro para o diagnóstico da doença. O ELISA, é um exame sorológico, feito com coleta sanguínea. Tanto o IgA quanto o IgM destinam-se a detectar a doença na fase mais aguda, já o IgG destina-se a verificar se a pessoa infectada “criou a imunidade para a doença”.

 

Estou com alguns sintomas, como eu diferencio de uma crise alérgica? E que serviço de saúde devo procurar? 

Está é uma pergunta de difícil resposta. Geralmente as crises alérgicas (Rinites) têm padrão semelhante em todas as crises e não são acompanhadas de febre, tosse ou mal-estar. No entanto, não é raro o relato de pacientes que referiram ter apenas crises de espirros como sintoma inicial. A dica é, caso o padrão da rinite se altere, procure atendimento médico. Nas cidades que dispõe deste serviço, optar pelos serviços de triagem para o COVID; nas que não tem, optar pelo serviço de saúde de referência ou o médico assistente.

 

A máscara caseira pode ser de qualquer tecido? E precisa ter mais de 1 camada?

Conforme orientação da ANVISA, recomenda-se, preferencialmente, a utilização de tecidos que contenham algodão em sua composição bem como tecidos sintéticos apropriados. Devem ser evitados os tecidos com potencial de causar irritação ou alergia na pele, e que não propiciem boas condições de conforto ao usuário.

É recomendável que o produto manufaturado tenha 3 camadas: uma camada de tecido não impermeável na parte frontal, tecido respirável no meio e um tecido de algodão na parte em contato com a superfície do rosto.

 

Como está o andamento das vacinas?

Até o presente momento, não há informações de vacinas que comprovadamente geram a imunidade necessária para esta doença.

 

Teste PCR falso negativo, pode acontecer? 

Se considerarmos um indivíduo certamente contaminado e o exame vier negativo, ou seja, falso-negativo, muito provavelmente podemos considerar duas fortes possibilidades: erro no tempo de coleta (momento inadequado para o exame – vide gráfico acima) ou, e mais provável, erro na coleta do exame. Por se tratar de um exame que necessita de uma coleta em um local específico da cavidade nasal e oral, um coletador inexperiente pode falhar na coleta.

 

Apoio multidisciplinar das equipes 

Cada vez mais, percebe-se que a saúde não é determinada apenas pela relação médico-paciente. A atenção plural e multidisciplinar é essencial para o tratamento de enfermidades como a Covid, especialmente em pacientes que ficaram gravemente enfermos durante o transcorrer da doença. Fisioterapia e psicoterapia se mostraram extremamente necessárias e positivas no pós alta desses pacientes.

 

Fonte: Andrew Chaves Feitosa da Silva – médico perito do IFRS

Fim do conteúdo