APNPs
Dicas para estudar de forma não presencial
publicado em 14 de setembro de 2020
última modificação em 14 de setembro de 2020
Para ajudar os alunos do IFRS a aproveitarem da melhor forma o período de #EstudaEmCasaIFRS, com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), destacamos algumas dicas do Guia das APNPs para Estudantes do IFRS. Acompanhe abaixo:
- Escolha um local de estudo: o primeiro passo é escolher um bom local para estudar. Procure um espaço que tenha boa iluminação e seja o mais silencioso possível. Tente também usar uma cadeira na qual se sinta confortável.
- Reserve tempo para as atividades assíncronas (sem interação ao vivo): organize seu material, leia, faça as atividades propostas e marque um horário com o(a) professor(a) para esclarecer suas dúvidas.
- Distribua disciplinas e conteúdos para o dia ou para a semana: antes do momento do estudo, você pode separar quais matérias e conteúdos precisa estudar em cada dia. Ter tudo listado pode facilitar o início da maratona semanal e priorizar seu tempo. Como fazer a distribuição? Elabore um quadro com essa distribuição a cada dia e defina horários de estudo.
- Defina objetivos de aprendizagem.
- Separe os materiais necessários: antes de começar a estudar, tente separar o material que utilizará, como caneta, caderno, marcador de texto, livros, apostila, links para os vídeos. Isso ajuda a “ganhar” tempo. É importante que o tempo dedicado à disciplina seja valorizado, evitando tudo que carregue potencial de distração, de desvio do foco.
- Leia o conteúdo registrando as ideias-chave: durante os estudos, destaque ideias-chaves do texto e, para que você consiga ter um aproveitamento satisfatório durante as aulas, defina um tempo de descanso entre as matérias, que pode ser de 10 a 15 minutos.
- Elabore resumos, esquemas ou mapas mentais.
- Aplique ou exercite o que estudou.
- Fique atento ao espaço das APNPs no site do seu campus.
Quer mais dicas e orientações? Confira o Guia das APNPs para Estudantes do IFRS
Leia também:
> Começam as Atividades Pedagógicas não Presenciais nos campi do IFRS