Covid-19
Desafio virtual e criativo movimenta comunidade acadêmica por soluções contra a Covid-19
Uma “força-tarefa” focada em pensar e propor soluções para o enfrentamento da Covid-19 e as consequências sociais da pandemia movimentará em torno de 120 integrantes da comunidade acadêmica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) nas próximas duas semanas. Tudo de forma totalmente virtual, é claro, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Teve início nesta quarta-feira, dia 13 de maio de 2020, o III Desafio Criativo do IFRS.
A atividade propõe aos estudantes pensar em alternativas inovadoras, mas simples e de baixo custo, que possam ser facilmente aplicadas em benefício da sociedade. Dentro do tema central, que nesta edição é a pandemia de Covid-19, essas soluções podem atender às seguintes temáticas: resiliência econômica e continuidade dos negócios; saúde e bem-estar; conscientização em saúde pública; e educação.
Para isso, 39 estudantes de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação de diferentes campi receberão apoio, consultoria e orientações de mentores e especialistas, que são servidores do IFRS e até parceiros da comunidade externa que se dispuseram a auxiliar.
“Ao final do Desafio, teremos dois tipos de produtos: as ideias que surgem e uma comunidade acadêmica muito mais alinhada e engajada com o tema da Covid-19, mais consciente e próxima de soluções e estudos na área”, enfatizou o coordenador da Comissão Organizadora do Desafio, Anderson Yanzer, durante a abertura do evento, realizada na manhã do dia 13 de maio.
Expectativas e novidades
Os próximos dias, então, serão de muito trabalho, troca de informações e aprendizados para os participantes, que utilizarão plataformas virtuais para essa interação. E a expectativa é grande para todos! A estudante Andriele Tamagno de Souza, do curso técnico em Química do Campus Caxias do Sul, participa pela primeira vez do Desafio e conta: “Espero adquirir muito conhecimento, a partir das experiências e saberes compartilhados entre especialistas e participantes. Além disso, espero que as ideias desenvolvidas possam contribuir para minimizar os impactos desses problemas na sociedade”.
Para o estudante de Pedagogia Vinícius dos Santos Vieira, do Campus Vacaria, a experiência vai representar um crescimento como discente e como futuro docente. “Minha expectativa é grande em trocar ideias com outros discentes e docentes do IFRS e aperfeiçoar minha formação junto a essas pessoas que são protagonistas da aprendizagem”, conta.
Nas edições anteriores, o Desafio tinha um formato bem diferenciado: estudantes e mentores ficavam imersos por três dias em uma unidade do IFRS trabalhando com a temática proposta. Desta vez, o tempo de atividade será estendido e o formato, totalmente virtual. Assim, o evento é novidade mesmo para aqueles que já participaram de outras edições. A professora Carolina Chaves, do Campus Farroupilha, é mentora pela segunda vez do Desafio Criativo e conta que transformar o evento em algo totalmente virtual está sendo um grande aprendizado. Como o grupo de servidores aumentou (são cerca de 80 pessoas), o contato entre os colegas de campi é outro destaque deste ano. Carolina conta também que nesta edição, as propostas de solução com potencial para virar negócio serão encaminhadas para uma das incubadoras do IFRS para que se transformem em contribuição para a sociedade.
Atividade de abertura
A atividade de abertura teve a presença dos participantes do Desafio Criativo e também do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, e dos pró-reitores. Júlio destacou que a palavra “Desafio” este ano faz ainda mais sentido. “Nenhum de nós estava preparado para a situação que estamos vivendo atualmente. Estamos todos nos adaptando e aprendendo. Temos muitas questões para refletir, que dizem respeito à qualidade de vida das pessoas, a questões pedagógicas, à retomada das aulas presenciais”, salientou.
O pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, enfatizou que o Desafio Criativo é uma atividade que sintetiza a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, um dos pilares do IFRS: ensino, pois os estudantes precisam associar conhecimentos de diferentes componentes curriculares; pesquisa porque há um trabalho de construção metodológica para se chegar às propostas de soluções; e extensão porque se pretende levar um resultado para a sociedade.
Todos são convidados para acompanhar as atividades, acessando o endereço eletrônico https://desafiocriativo.ifrs.edu.br.