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Cursos gratuitos na modalidade Educação a Distância recebem inscrições até dezembro


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está oferecendo 16 cursos gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária que varia de 2h a 150h. As inscrições estão abertas até dezembro de 2017. O estudante que concluir 100% do curso recebe certificado.

Mais informações e inscrições pelo site ead.ifrs.edu.br.

Saiba mais sobre os cursos:

Tecnologias de informação e comunicação (TICs) em espaços escolares (20h): o curso propõe um estudo e uma discussão de características, potencialidades e desafios das TICs para os educadores. É direcionado a estudantes de licenciaturas e profissionais que atuam na área da educação.

Introdução à leitura e interpretação de projetos arquitetônicos (30h): voltado a profissionais da área de construção civil, capacitará para a leitura e interpretação de projetos arquitetônicos no canteiro de obras e no escritório e proporcionará conhecimentos básicos de desenho técnico arquitetônico para profissionais que pretendem investir na carreira de desenhistas projetistas. É necessário ter conhecimento básico em informática.

Português como língua adicional – parte 1 (30h): aulas direcionadas para refugiados, imigrantes e brasileiros que desejam aprimorar seus conhecimentos. O curso abordará identificação e caracterização pessoal, localização no tempo e no espaço, meios de transportes, alimentação e compras.

Português como língua adicional – parte 2 (30h): aulas direcionadas para refugiados, imigrantes e brasileiros que desejam aprimorar seus conhecimentos. Tratará dos temas: família, moradia, corpo humano, esporte, hábitos, clima, vestuário, tempo livre e atividades de lazer.

Conhecendo o IFRS (2h): detalha a atuação e oportunidades do IFRS.

Lógica de Programação 1 – Começando a desenvolver seus primeiros programas (20h): apresenta os primeiros passos na criação de softwares e sistemas, ensinando conceitos para a programação de computadores através da prática, utilizando a ferramenta Portugol Studio. Público: estudantes de ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento básico em informática e habilidade no raciocínio lógico.

Lógica de Programação 2 – Deixando seus programas espertos (20h): as aulas ensinam operadores lógicos e relacionais e a utilizar o desvio condicional na programação de computadores através da prática, utilizando a ferramenta Portugol Studio. Público: estudantes de ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento em variáveis, operadores aritméticos, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Programação 1: Começando a desenvolver seus primeiros programas.

Lógica de Programação 3 (20h): os estudantes aprendem conceitos de vetores, matrizes, funções e parâmetros e também como começar a construir sistemas. Público: estudantes de ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento em desvios e laços de repetição, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Lógica de Programação 2: deixando os seus programas espertos.

HTML 1 – Introdução ao desenvolvimento de páginas web (20h): ensina a criar páginas web, partindo de conceitos iniciais. As aulas abordam como funciona a internet para o desenvolvimento de sites, e os estudantes criam as primeiras páginas, aprendendo a formatar, inserir links, listas, imagens, arquivos de áudio e vídeo. Também são ensinados comandos avançados e dicas especiais de compatibilidade e acessibilidade. Público: estudantes de ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento básico em informática e internet.

HTML 2 – Tabelas e formulários (20h): este curso traz os conceitos básicos para elaboração de tabelas e formulários em HTML. Público: estudantes de ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”.

CSS – Folhas de estilo (30h): o curso ensina comando simples que podem aprimorar páginas web. Abrange desde os conceitos iniciais até a utilização de templates prontos e responsividade. Público: estudantes de ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”.

JavaScript (30h): ensina a adicionar interatividade nas páginas HTML, com a criação de pequenos programas, validação de formulários, uso de bibliotecas. Público: estudantes de ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento de HTML básico e Lógica de Programação, recomenda-se ter realizado o curso “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”, “Lógica de Programação: Começando a desenvolver seus primeiros programas”, “Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos” e “Lógica de Programação: múltiplos valores e módulos”.

Professor para Educação a Distância (150h): oferece conhecimento sobre EaD, planejamento de aula, criação de material didático, moodle para quem quer lecionar cursos ou disciplinas a distância. Público: professores. Requisitos: conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto.

Criação de Videoaulas (40h): apresenta conceitos, exemplos e atividades práticas para capacitar o professor na criação, edição e disponibilização de videoaulas. Público: professores. Requisitos: conhecimento básico em informática e internet, possuir câmera digital (celular, fotográfica ou webcam), possuir software para edição de vídeo (do próprio celular / computador, Windows Movie Maker ou Filmora).

Inglês 1 (30h): aborda conceitos iniciais no idioma como: Identificação e Caracterização Pessoal; Localização no Tempo e no Espaço; Meios de Transporte; Família; Rotina e Hábitos – Em Casa. Oferece videos animados, materiais didáticos e atividades para aprendizagem do idioma.

Como usar o Laboratório de Informática nas aulas? Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais (20h): ensina as possibilidades de utilização de recursos educacionais digitais em laboratórios de informática especialmente para turmas de ensino infantil e fundamental. O curso é direcionado a professores atuantes em escolas com laboratório de informática. Ao final, o cursista deverá apresentar uma prática utilizando o laboratório de informática de sua escola.

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