Cursos gratuitos e com bolsa-auxílio do Programa Autonomia e Renda recebem inscrições

As aulas vão ocorrer nos campi Porto Alegre e Alvorada do IFRS, destinadas prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os cursos com inscrições abertas são “Auxiliar de Serviços Diversos” e “Pintor Industrial”.

Estão abertas, de 03 a 16 de setembro de 2024, as inscrições para os cursos gratuitos do Programa Autonomia e Renda Petrobras “Auxiliar de Serviços Diversos” – turma Porto Alegre e “Pintor Industrial” – turma Alvorada. Trata-se de uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

São 35 vagas em cada turma, destinadas prioritariamente a moradores de Porto Alegre, Alvorada, Canoas e Esteio. Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados para quem completou o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano).  Terão prioridade pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, preferencialmente de grupos minorizados, como mulheres; pessoas com deficiência; pretos; pardos; pessoas transgênero; travestis; indígenas; quilombolas; e refugiados.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período do curso. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será no valor de R$ 858 mensais.

Sobre os cursos:

AUXILIAR DE SERVIÇOS DIVERSOS

O estudante vai adquirir conhecimentos sobre segurança do trabalho e meio ambiente; noções de 5S e boas práticas de limpeza; procedimentos operacionais – padrão de limpeza; higienização de instalações, equipamentos e móveis; noções básicas de almoxarifado, logística e habilidade para pequenos reparos de manutenção. Na conclusão do curso, deve estar apto a executar trabalhos de limpeza e conservação em geral; serviços de entrega, recebimento, confecção e atendimento; entre outros.

> Turma de Porto Alegre: O curso Auxiliar de Serviços Diversos em Porto Alegre terá aulas à tarde de segunda a sexta-feira. A duração aproximada é de quatro meses, totalizando 174 horas. O início está previsto para 07 de outubro e as atividades ocorrerão no IFRS – Campus Porto Alegre (Rua Coronel Vicente, 281, Centro Histórico – Porto Alegre).

PINTOR INDUSTRIAL

O aluno poderá adquirir conhecimentos sobre saúde, segurança e meio ambiente; preparação de superfícies, pintura industrial, dentre outros. Ao finalizar o curso, deve estar apto a executar trabalho de pintura industrial em tubulações e equipamentos com o uso de ferramentas manuais e máquinas com tinta, podendo atuar na indústria de óleo e gás, naval e de transformação.

> Turma de Alvorada: O curso Pintor Industrial em Alvorada terá aulas à tarde de segunda a quinta-feira. A duração aproximada é de quatro meses, totalizando 252 horas. O início está previsto para 07 de outubro e as atividades ocorrerão no IFRS – Campus Alvorada (Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes – Alvorada).

Inscrições e seleção

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site autonomiaerenda.com.br até 16 de setembro. É necessário preencher o formulário eletrônico. Todos os detalhes estão informados no Edital nº 103 (IFRS – Porto Alegre e Alvorada), publicados pela Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul). Os documentos podem ser acessados no site autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes

O candidato que necessitar de orientação poderá se inscrever presencialmente nas segundas, terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, nos campi Alvorada ou Porto Alegre do IFRS.

A seleção será por sorteio público entre os inscritos, com divulgação do resultado no dia 23 de setembro.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul). Objetiva ampliar as chances de empregabilidade das pessoas que moram próximo das operações da empresa, explica a gerente de Projetos Sociais da Petrobras, Marcela Levigard. “Com acesso à qualificação técnica, elas ficam mais preparadas para concorrerem às vagas disponibilizadas pelo setor”, complementa.

A coordenadora psicopedagógica do Programa no IFRS, Clarice Monteiro Escott, acrescenta que a qualificação vai também ampliar as possibilidades de inserção social dos participantes. “Os cursos buscam valorizar os conhecimentos de vida desses estudantes e contribuir com a construção de novos conhecimentos tanto técnicos quanto de formação para a cidadania.”

Nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 130 milhões no programa. Serão ofertados cursos gratuitos voltados para a atuação no setor de óleo e gás em 30 municípios brasileiros, com bolsas-auxílio aos participantes.

No Estado, participam da iniciativa o IFRS e também o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O IFSul vai realizar neste semestre uma turma do curso Auxiliar de Serviços Diversos em São Leopoldo, que está com inscrições abertas até 12 de setembro.

> Mais informações no portal: autonomiaerenda.com.br.