Cursos de alimentação de 11 instituições de ensino gaúchas produzem pães e bolos para entregar a vítimas das chuvas

Produção de cucas no Campus Osório

Projeto Panific-AÇÃO foi criado no início do período de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Professores, técnicos, estudantes e egressos elaboram pães e bolos para doação.

As fornadas são diárias e incluem pães, cucas, panetones e bolos. Quando prontos e embalados, os itens são levados a abrigos, a entidades que prestam ações sociais ou a trabalhadores envolvidos no atendimento às vítimas da calamidade no Rio Grande do Sul. A iniciativa é do projeto Panific-AÇÃO e quem, literalmente, coloca a mão na massa são professores, técnicos, estudantes e egressos de cursos da área de alimentação, que atuam de forma voluntária.

O projeto foi criado no início deste mês de maio e atualmente tem 11 instituições de ensino envolvidas, além de diversas empresas parceiras. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participa por meio dos cursos técnicos em Panificação dos campi Porto Alegre e Osório. Integram a ação também a Rede Calábria, Senai, Senac, Uniritter, Fadergs, Unisinos, Ufcspa, Ufrgs, Instituto Sul Doce e Movimento por uma Infância Melhor.

A elaboração dos produtos ocorre em cozinhas e laboratórios de ensino de gastronomia, panificação e confeitaria das instituições. Como o Campus Porto Alegre do IFRS localiza-se no Centro Histórico da capital, ainda alagado, não é possível usar a estrutura da unidade. No entanto, servidores e estudantes atuam em outras frentes, como a integração entre as instituições, a organização e a coordenação das atividades.

O coordenador do projeto, professor Odoaldo Ivo Rochefort Neto, do Campus Porto Alegre do IFRS, conta que aproximadamente três toneladas de insumos para a fabricação dos pães já foram recebidas de empresas parceiras*.

⚠️ No momento, o Panif-AÇÃO precisa de mais voluntários para atuar na produção, no transporte dos insumos até os locais de elaboração dos pães e também para levar os itens prontos até os abrigos. Interessados em contribuir podem fazer contato pelo e-mail [email protected].

* Empresas que já colaboraram com a doação de insumos: Puratos, Sul Doce, AB Brasil – Fleischmann, Bunge, Naturovos, Seara, Delly’s, Cindreia, Ivoti Alimentos, Doces Petry e Bellofestas.

Confira imagens da produção de itens do Panific-AÇÃO: