Conif inicia diálogo com ministro da Educação

A diretoria executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) se reuniu, pela primeira vez, nesta sexta-feira, 10/5, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em Brasília. O encontro teve o objetivo de abrir o diálogo com a novo titular da pasta educacional, especialmente sobre a reversão do bloqueio do orçamento das instituições federais de ensino.

Além de apresentar dados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o presidente do Conselho, Jerônimo Rodrigues da Silva, enfatizou a atuação das unidades no desenvolvimento do País, por meio da formação de profissionais preparados para o mundo do trabalho.

Sobre o bloqueio de 30% no orçamento, o ministro esclareceu que a medida foi anunciada por questões econômicas, porém, sinalizou a possibilidade de análises pontuais para que as instituições mantenham o pleno funcionamento das atividades. “O anúncio foi feito diante da queda na arrecadação, mas estamos abertos ao diálogo nos casos emergenciais”, disse.

Weintraub aceitou a sugestão do Conif que deverá formalizar ao MEC, depois de um exame amplo e criterioso, a situação de cada uma das instituições na iminência de terem suas atividades prejudicadas ou que não estejam honrando os pagamentos de fornecedores.

“A reunião teve pontos positivos na perspectiva de abertura de um diálogo e o reconhecimento pelo ministro da importância da Rede Federal. Mas não tivemos avanços em relação à questão orçamentária”, declarou o presidente do Conif.

Na oportunidade, os vice-presidentes do colegiado expuseram as característica e desafios dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica e Colégio Pedro II, que hoje buscam a consolidação e expansão.

A vice-presidente de Relações Parlamentares, Rosana Cavalcante dos Santos, lembrou que, desde a criação, os institutos federais preconizam o ensino médio associado ao curso técnico, sendo este um dos diferenciais da Rede no Brasil e internacionalmente. Já o vice-presidente Administrativo, Virgílio Augusto Sales Araripe, sublinhou a oferta de cursos e oportunidades para estudantes em situação econômica e social desfavorável.

Os vice-presidentes de Relações Internacionais, Marcelo Bregagnoli, e de Assuntos Acadêmicos, Flávio Luís Barbosa Nunes, ressaltaram a capilaridade da rede e o modelo de ensino adotado, condizente com as demandas atuais da educação e do trabalho.

O ministro Abraham Weintraub elogiou a Rede Federal pelo fato de estar dando vazão às pesquisas relacionadas à inovação e por disseminar, dentre as inúmeras ações, aquelas relacionadas ao fomento do empreendedorismo.

Texto Assessoria de Comunicação do Conif – de Bárbara Bomfim