Início do conteúdo

Conheça o canal “IFRS em Libras”, que visa oferecer acessibilidade ao público surdo


Três balões de Fala com a frase IFRS em Libras. A letra "L" aparece com uma mão interpretando o sinal da letra (indicador e polegar em um ângulo de 90 graus).

O IFRS em Libras é um canal oficial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que reúne conteúdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponíveis no YouTube, na página oficial do IFRS em Libras e no Instagram”. Criado no final do ano de 2021  pela Comissão de Estudos Surdos (CES) e pelo Departamento de Comunicação da instituição, oferece mais acessibilidade ao público surdo. O espaço está organizado em playlists que agrupam assuntos institucionais, como processos seletivos, materiais didáticos, projetos, eventos, cursos, glossário de termos em Libras e outros.

A responsável pelo canal, professora Maria Cristina Viana Laguna, que é integrante da CES, explica que “a tecnologia tem sido a principal ferramenta de informação e comunicação dos surdos”. Segundo ela, o canal IFRS em Libras foi pensado, inicialmente, para que os surdos acadêmicos tivessem acesso mais facilitado aos informes da instituição. “No decorrer do projeto, entendeu-se que o público externo também poderia ser beneficiado com a disponibilização de materiais produzidos no IFRS, como os vídeos das provas dos processos seletivos. Ter um canal em Libras fomenta e traz visibilidade para o trabalho desenvolvido pela CES no IFRS”, aponta Maria Cristina, que é também coordenadora do Curso Técnico em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais do Campus Alvorada.

Para o  professor Francinei Rocha Costa, coordenador da CES desde 2019, professor de Libras no Campus Ibirubá e surdo, “o canal IFRS em Libras é uma importante ação de inclusão e de acessibilidade de comunicação, pois contribui para a valorização e o reconhecimento da língua de sinais e da cultura surda. Através dele, os surdos do IFRS e da comunidade externa podem obter informações e conhecimentos acessíveis, não ficando restritos somente à língua portuguesa”.

Como contribuir?

Os campi do IFRS podem contribuir com a produção e o envio de materiais, de modo que o canal seja constantemente atualizado com diferentes conteúdos institucionais. Os interessados em colaborar podem entrar em contato ou realizar envios de material por meio do e-mail ces@ifrs.edu.br.

Sobre a CES

A Comissão de Estudos Surdos tem por objetivo discutir, propor, acompanhar e assessorar a instituição em assuntos referentes à acessibilidade e inclusão de surdos no IFRS. O  grupo é constituído de profissionais de Libras do IFRS e discute pautas voltadas a acessibilidade, ensino, pesquisa, extensão e demais atividades relacionadas à área de inclusão do surdo. Além disso, integrantes da comissão  fazem parte dos  Grupos de Trabalho: Processos Seletivos e Concursos Acessíveis para Surdos, e Acessibilidade para Surdos.

Sobre a Libras

A Libras é a Língua Brasileira de Sinais e é reconhecida pela Lei Federal 10.436/2002 como a língua de comunicação e expressão dos surdos brasileiros. Junto a isso, a LBI – Lei Brasileira de Inclusão 13.146/2015 reforça a importância da acessibilidade nas plataformas e sites. Mesmo com o uso recorrente de avatares em ferramentas de acessibilidade em Libras, o grupo da CES entendeu necessária a criação do canal IFRS em Libras para disponibilizar e transmitir os eventos em Libras, pois a acessibilidade em Libras é um direito dos surdos.

A língua portuguesa é a segunda língua para os surdos, pois as estruturas na sinalização e na fala oral se diferem. Além disso, nem todos os surdos são alfabetizados em leitura e escrita em português. Por isso, os vídeos em Libras são mais inclusivos do que os vídeos que contêm apenas legenda.

Fim do conteúdo