APNPs
Começam as Atividades Pedagógicas não Presenciais dos campi do IFRS
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) começa nesta segunda-feira, 14 de setembro de 2020, a realização das Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs). Elas serão ofertadas durante o período de pandemia de Covid-19 de forma optativa aos estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação dos 17 campi que se inscreveram para participar.
As APNPs são equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) e poderão ser computadas na carga horária dos cursos (ou seja, os estudantes que concluírem com êxito poderão aproveitar esses componentes, integralizando-os em seus históricos). No entanto, o calendário acadêmico permanece suspenso. É como se o semestre 2020/1 tivesse sido “congelado” em março. Quando o IFRS considerar que há condições de retornar presencialmente de forma segura, todas as atividades serão retomadas de onde pararam.
Por isso, aqueles que não conseguirem acompanhar as APNPs têm garantido o direito à matrícula em todos os componentes que estavam matriculados no semestre 2020/1. Isso quer dizer que as matrículas seguem vigentes, apenas o calendário está suspenso.
Ambiente de aprendizagem para as APNPs
Para preservar a saúde da comunidade acadêmica, não ocorrerá entrega de materiais físicos, como livros e apostilas nos campi. Será utilizado o Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial do IFRS, para a disponibilização de materiais das APNPs, juntamente com outras ferramentas educacionais digitais, essas de forma complementar (acesse aqui o Manual do Moodle para alunos e confira também o texto “Dicas para estudar de forma não presencial“)
Inclusão e acessibilidade digital
Com o objetivo de possibilitar aos alunos acesso à internet e a equipamentos tecnológicos para acompanhar as APNPs, o IFRS publicou dois editais de auxílio à inclusão digital, um voltado aos estudantes bolsistas (Edital nº 40/2020) e outro para todos os estudantes (Edital nº 42/2020).
Outra preocupação institucional é que as atividades levem em consideração as singularidades de cada estudante, principalmente os que apresentam necessidades educacionais específicas. Por isso, foi emitida uma instrução normativa com regras, orientações e procedimentos operacionais de acessibilidade digital (IN Proen nº 05/2020).
Para esclarecer dúvidas
No site de todos os campi do IFRS, há uma página que reúne conteúdos das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), a qual pode ser acessada pela capa do site, no menu à esquerda, parte superior. Nesse espaço está disponível o Guia para Estudantes do IFRS sobre as APNPs, elaborado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), e outros materiais produzidos pelo campus com esclarecimentos e orientações.
Se o estudante ou responsável pelo estudante ainda tiver dúvidas, pode entrar em contato com o setor de Ensino por e-mail, já que o Instituto está em trabalho remoto. Os endereços estão disponíveis nos sites de cada campus.
———–
Sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais no IFRS
Devido ao contexto de pandemia de Covid-19, o IFRS suspendeu as atividades presenciais em março de 2020. Como a situação de risco à saúde e contágio do novo coronavírus se manteve por vários meses, a Instituição decidiu pela oferta de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) optativas aos estudantes do Ensino Médio, da graduação e da pós-graduação.
A retomada das atividades presenciais depende de um cenário de maior segurança para estudantes e servidores. O IFRS realiza um acompanhamento dos dados sobre a evolução da pandemia de Covid-19 no Estado e das orientações dos órgãos de saúde. Também elaborou um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19.
Sobre o regulamento das atividades não presenciais
O regulamento das atividades acadêmicas não presenciais a serem ofertadas durante a pandemia de Covid-19 foi estruturado tendo como base sugestões enviadas pelos campi do IFRS, após consulta às comunidades acadêmicas. A proposta compilada foi analisada pelo Conselho Superior da instituição (confira IFRS vai ofertar atividades pedagógicas não presenciais).
Leia também: