Início do conteúdo

Campus Viamão e Ministério Público firmam acordo para proteção de nascentes na bacia do Rio Gravataí


Representantes do IFRS Campus Viamão e do Ministério publico seguram documento e posam para foto.

Foto MP/RS

O objetivo é atuar de forma integrada no Projeto Proteção de Nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, no município de Viamão

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Viamão e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça Regional da Bacia do Rio Gravataí, firmaram termo de cooperação para atuar de forma integrada no Projeto Proteção de Nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, em especial no município de Viamão. O objetivo geral é mapear as nascentes e áreas de proteção permanentes, caracterizar os meios físico e biótico e criar banco de dados georreferenciado.

Conforme o documento assinado, a cooperação acontecerá em trabalhos de campo, análises, pesquisas e atividades científicas diversas (identificação, caracterização, monitoramento de nascentes). A intenção é proporcionar apoio técnico especializado ao projeto, ampliando e qualificando o acompanhamento na defesa do meio ambiente e fomentando o desenvolvimento de atuação preventiva e estratégica na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.

A promotora de Justiça com designação na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Roberta Morillos Teixeira, explica que o projeto surge da ausência de informações atualizadas sobre as condições ambientais de nascentes na bacia. 

A assinatura do termo de cooperação foi realizada no dia 09 de agosto de 2023. Inicialmente o trabalho ocorrerá na área do município, com expectativa de, posteriormente, ser estendido às demais cidades que integram a bacia.

Matéria do MPRS, editada pelo Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS

Fim do conteúdo