Campus Sertão inaugura Estação de Tratamento de Efluentes

Estação de tratamento de efluentes com diversas caixas de água e cisternas.

No Dia Mundial da Água, 22 de março (quarta-feira), o Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou a inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes. A cerimônia teve início às 15 horas e contou com a presença de estudantes, servidores e autoridades acadêmicas e civis.

O impacto ambiental e a dimensão pedagógica da obra foram destaque na fala do diretor do Campus Odair José Spenthof. “Além de atender às questões ambientais, na Estação de Tratamento nossos estudantes poderão realizar aulas práticas e pesquisas científicas, por isso esta obra é tão importante para o Campus“, disse.

Em seu pronunciamento, agradeceu cada servidor do Campus que colaborou para a construção e o funcionamento da Estação e apontou, também, que o investimento se soma a outras ações de preservação do meio ambiente realizadas no Campus, como a instalação de três usinas de energia solar fotovoltaicas. Para 2023, já foram empenhadas mais duas novas usinas que devem entrar em operação neste ano. Ainda, indicou que já há um estudo em andamento para a inclusão dos dejetos do setor de Suinocultura na Estação de Tratamento.

O Prefeito Municipal Edson Rossatto enfatizou a relevância da obra para a preservação do meio ambiente e assegurou que “a Prefeitura Municipal de Sertão é parceira do IFRS e está à disposição para auxiliar nos projetos que visam o desenvolvimento local”.

A Pró-reitora de Administração Tatiana Weber frisou que toda obra realizada no IFRS é resultado de muito trabalho e do envolvimento de muitos servidores e setores. “Gosto muito de participar de inaugurações porque sei de todo esforço envolvido e de todas as dificuldades enfrentadas para chegar até este momento”, disse.

A obra

Além de atender às questões legais vigentes, a obra representa mais um importante passo para a preservação do meio ambiente. A Estação de Tratamento de Efluentes era uma demanda latente da Instituição. Nela, são tratados os dejetos do setor de Agroindústria, responsável pela transformação, processamento e industrialização dos mais diversos produtos, tanto de origem animal, como de origem vegetal. Esse processo produtivo gera efluentes com altas concentrações de compostos orgânicos dissolvidos, sólidos suspensos e óleos e graxas, e era uma das fontes mais poluidoras do Campus. Com o funcionamento da Estação de Tratamento, é possível realizar o descarte dos efluentes em condições que não afetam o equilíbrio do ecossistema. A Estação tem capacidade para tratar 8 metros cúbicos de efluentes por dia. O valor inicial do investimento foi de R$ 410.534,00 e o valor final com aditivo foi de R$ 443.682,15. O processo licitatório iniciou ainda em 2021 e a obra teve início em 5 de outubro de 2022.

O Sistema de Tratamento de Efluentes Agroindustrial é composto de etapas químicas – utilização de polímeros e floculantes diversos objetivando a remoção de excedente de matéria orgânica e demais poluentes – e biológicas – mecanismos biológicos, reproduzindo os processos naturais que ocorrem em um corpo de água após o lançamento de despejos.

No tratamento primário, o efluente passa por uma peneira estática para remoção dos sólidos grosseiros para se deslocar ao tanque de equalização. Após o tempo de equalização dos parâmetros, o efluente é enviado ao flotador com ar dissolvido que faz a separação dos flocos e a flotação do lodo gerado. Nessa etapa ocorre a injeção de microbolhas no flotador que aderem às partículas formadas diminuindo sua densidade e, consequentemente, deslocando as mesmas para a superfície do líquido. No tratamento secundário, o efluente passa por um processo biológico para redução das cargas restantes por meio da oxidação, reduzindo-as em compostos mais simples e inertes. Posteriormente, o efluente é enviado ao tratamento terciário (cloração). A disposição final do efluente tratado ocorre em sumidouros.

Dimensão pedagógica

Os estudantes poderão conhecer um Sistema de Tratamento de Efluente Agroindustrial completo e realizar pesquisas científicas para a criação e aperfeiçoamento de tecnologias, fomentando a adoção de práticas sustentáveis, especialmente dentro do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

A inauguração teve a presença de estudantes, servidores e autoridades, entre elas, da pró-reitora de Administração, Tatiana Weber representando o reitor do IFRS Julio Xandro Heck, do diretor do Campus Erechim Eduardo,  Angonesi Predebon, da diretora de Planejamento e Obras do IFRS, Queila Tomielo de Camargo, do Prefeito Municipal,  Edson Rossatto, do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Jauri Perin, do secretário de Administração, Edinei Pavão, da Licenciadora Ambiental, Laura Benetti Slaviero, do coordenador de Licenciamento Ambiental, Antonio Carlos Brandão, da Fiscal Ambiental, Ani Carla Concatto, da secretária do Meio Ambiente de Coxilha, Sandra Canabarro representando o Prefeito Municipal João Eduardo Oliveira Mânica, do ex-diretor do Campus Sertão, Odirce Teixeira Antunes e dos representantes da Bakof, empresa que realizou a obra: Nelci Bakof, Alysson Bakof, Leticia Severiano e Carla Regina Siduoski.

Texto e fotos: Comunicação do Campus Sertão