Campus Osório conquista cinco prêmios em edição virtual da Febrace

Dos cinco projetos do Campus Osório que participaram da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenheira (Febrace), quatro foram premiados no evento, que aconteceu de 23 de março a 04 de abril de 2020 via internet, devido às medidas de isolamento social adotadas no país para combater o novo coronavírus (Covid-19). A estudante Júlia Oscar Destro conquistou uma premiação diferenciada: participar de um programa de imersão científica em Israel – experiência que foi vivenciada por outra jovem cientista do Campus Osório em 2017. Confira abaixo as premiações obtidas:

4º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra > Glyphograb: Desenvolvimento de material alternativo capaz de adsorver glifosato em meio aquoso, de autoria da estudante do Campus Osório Vanessa Teixeira da Rosa, orientado pela professora Flávia Santos Twardowski  e coorientado pelo professor Cláudius Jardel Soares.

3º lugar na área de Ciências Humanas > Geopen: Promoção da inclusão escolar de deficientes visuais através de tecnologia assistiva, de autoria dos estudantes Ana Clara Jardim da Silva, Christian Kossmann Goulart e Beatriz Bittencourt de Aguiar, orientado pela professora Flávia Santos Twardowski e coorientado pelos professores Vinícius Fritzen Machado e Josias Neubert Savois.

3º lugar na área de Ciências Agrárias > O uso da pimenta dedo-de-moça no cultivo de hortaliças, área de Ciências Agrárias, de autoria das estudantes Amanda de Lorenzi Borges, Amanda Ribeiro Machado e Ana Cláudia Santos Piñeiro, orientado pela professora Ana Helena Matias Saturnino, da escola General Osório, e coorientado pela professora Flavia Twardowski, dentro do projeto Meninas nas Ciências, desenvolvido pelo Campus Osório.

3º lugar na área de Ciências Agrárias > Ecoboard: Desenvolvimento de painéis aglomerados utilizando resíduos de milho e arroz, de autoria dos estudantes do Campus Osório Júlia Oscar Destro e Lucas Oliveira de Lima, orientado pela professora Flávia Santos Twardowski  e coorientado pelo professor Claudius Jardel Soares.

Júlia também foi contemplada com o Prêmio Weizmann de Excelência em Ciências 2020, que concedeu três bolsas de estudos para participação na 52ª edição da Escola de Verão do Instituto Weizmann (International Summer Science Institute), que será realizada de 7 a 30 de julho, na Universidade de Israel. O programa oportuniza a recém-formados no Ensino Médio adquirir experiência direta em pesquisa de ponta trabalhando em laboratórios no desenvolvimento de projetos de investigação ao lado de profissionais renomados.

Em 2017, a estudante egressa Maria Eduarda Santos de Almeida, formada no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, conquistou uma das três vagas disponibilizadas via edital de seleção para participar do programa. Acesse a matéria. Ao todo, são selecionados em torno de 80 estudantes provenientes de diversas partes do mundo.

Mais uma pesquisa do Campus Osório participou da Febrace 2020: “Desenvolvimento de bandejas biodegradáveis a partir do pseudocaule da bananeira”, da área de Ciências Exatas e da Terra e de autoria das estudantes Giovana Vargas Martins, Isadora Mittmann Armichi, Marecelle Scheffer dos Santos, orientado pela professora Rejane Feistauer Schroeder, da escola Osvaldo Amaral e coorientado pelo professora Flávia Santos Twardowski, dentro do projeto Meninas nas Ciências.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também foi representado no evento pelo Campus Canoas, com o projeto “Sabão Caseiro: uma ação sustentável para o reaproveitamento do óleo de cozinha”, da área de Ciências Humanas e de autoria dos estudantes Letícia Silva Beretta, Guilherme Michel de Moraes, Raíssa Ramos Pereira, orientado pelo professor Alexandre Tadachi Morey e coorientado pela professora Cleusa Albília de Almeida.

Sobre a Febrace

O evento presencial, que era previsto para o período de 16 a 20 de março, em São Paulo, foi cancelado já em 12 de março como medida de prevenção contra a disseminação do vírus. Para garantir o isolamento social, os 345 projetos finalistas – desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todo o país – foram avaliados a distância, por teleconferência fechada, ou pelo material (vídeo, pôster e relatório) encaminhado à Febrace,  no caso dos estudantes sem acesso à internet.

As demais atividades do evento – abertura, palestras e cerimônia de premiação – foram transmitidas ao vivo pelo canal da Febrace no YouTube, assim como a apresentação dos finalistas do ‘Prêmio Professor Destaque’ – que tem o objetivo de valorizar os professores orientadores (nesta edição da mostra foram 510 professores).