Início do conteúdo

Campi do IFRS realizam ações de solidariedade para vítimas de enchentes e precisam de doações e voluntários


Campus Canoas acolhe atingidos pelas cheias

Diversos campi do IFRS estão unindo esforços para ajudar as vítimas das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Em Canoas, o campus tornou-se um abrigo para pessoas desalojadas e também para animais. Outros campi arrecadam doações para as diferentes comunidades onde o IFRS está presente. Alguns realizam ainda ações para fabricar produtos que melhoram a qualidade de vida dos atingidos.

Todas essas iniciativas precisam de apoio e doações para conseguir ajudar um número maior de pessoas. Confira, a seguir, mais informações e saiba como contribuir:

 

 

Alvorada

O Campus Alvorada recebe doações para as vítimas das enchentes na Região Metropolitana. A arrecadação é encaminhada para diferentes organizações não governamentais, responsáveis pela distribuição, e vai também para o abrigo montado no Campus Canoas do IFRS.  As entregas podem ser feitas das 9h às 17h na rua Prof. Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes. Saiba mais sobre a ação solidária do Campus Alvorada.

 

Bento Gonçalves

No Campus Bento Gonçalves há um centro de recebimento, organização e distribuição de doações para pessoas atingidas pela enchente ou por deslizamentos e desmoronamentos. A arrecadação e a montagem de kits ocorrem no ginásio. Com a atuação de mais mil voluntários, está sendo possível encaminhar materiais para 30 municípios. As doações são recebidas no local (Osvaldo Aranha, 540) até esta quinta-feira, dia 16 de maio, das 9h às 12h. A partir da segunda-feira, dia 20, os itens poderão ser levados à Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481). Interessados em acompanhar as atualizações e os itens com mais necessidade a cada dia podem conferir a página do Campus Bento Gonçalves no Instagram: instagram.com/ifrsbgoficial.

 

Canoas

Em torno de 500 pessoas que tiveram as casas inundadas pelas cheias em Canoas estão abrigadas no Campus. No local, são também acolhidos mais de 50 animais, entre cães e gatos. Para o atendimento de todos, é fundamental o trabalho de voluntários, e o campus está em busca de novos interessados em atuar no local. O abrigo também necessita de doações. Além disso, parte dos animais estão para adoção. A entrega de materiais e o cadastro de voluntários ou interessados em adotar um pet podem ser realizados na rua Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A, bairro Igara III. Saiba mais sobre a atuação do Campus Canoas.

 

Farroupilha

O Campus Farroupilha promove campanha solidária em benefício dos municípios de Roca Sales e Muçum, fortemente atingidos por chuvas e inundações. As arrecadações ocorrem no subsolo do bloco 3 do campus (Av. São Vicente, 785, bairro Cinquentenário) até esta quarta-feira, 15 de maio, das 9h às 20h. Confira detalhes da iniciativa do Campus Farroupilha.

 

Ibirubá

O Projeto Cama Solidária, do Campus Ibirubá, está elaborando e fornecendo camas de madeira para pessoas afetadas por enchentes. Depois de prontas, as camas são repassadas para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ibirubá, que encaminha para famílias atingidas.

A ação busca o apoio da comunidade, com a doação de madeira. Quem puder contribuir, pode contatar o professor Cristiano Kulman pelo e-mail [email protected] ou enviar mensagem pelas redes sociais @ifrscampusibiruba. 

 

Osório

O Laboratório Maker do Campus Osório (WindMaker) está produzindo brinquedos de MDF e distribuindo para famílias atendidas pelas prefeituras do Litoral Norte e pelo Campus Canoas do IFRS, que está abrigando cerca de 500 pessoas. São quebra-cabeças, jogos de memória, dominó, entre outros brinquedos para diferentes faixas etárias. 

A iniciativa precisa de contribuições dos seguintes materiais: MDF 3mm cru e branco (chapas de 60×40 cm); giz de cera e lápis de cor para acompanhar os livros de pintura; tinta PVA de diferentes cores; cola branca; papel colorido gramatura 180 g/m2; e rolinho de pintura escolar (espuma) pequeno. As entregas  ocorrem no campus (Rua Santos Dumont, 2127, bairro Albatroz), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, aos cuidados do Windmaker. O e-mail para contato é [email protected].

O Campus também participa da Campanha Pés Quentinhos, que arrecada meias para entregar a pessoas atingidas pelas cheias. Interessados em doar podem fazer contato pelo (51) 98120-2092 para combinar a entrega dos itens.

 

Porto Alegre

A campanha IFRS POA Solidário arrecada doações para ajudar famílias atingidas pela cheia na capital e Região Metropolitana. Qualquer pessoa pode doar na rua Corte Real, 142, bairro Petrópolis, em Porto Alegre, sede do Escritório de Projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A entrega vai das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os materiais são destinados em especial aos estudantes do Campus Porto Alegre do IFRS que tiveram de deixar suas casas devido aos alagamentos. Parte dos itens vai ainda para a ação solidária do Campus Alvorada do IFRS, que repassa para organizações não governamentais do município. Acesse mais informações sobre a campanha  IFRS POA Solidário.

 

Rio Grande 

O Campus Rio Grande é ponto de coleta de doações para os atingidos pelas enchentes na região Sul do Estado. Parte dos itens é levada para a comunidade indígena Mbya Guarani Pará Rokê, que foi alagada pelas chuvas. Os demais materiais arrecadados são entregues no ponto de triagem do município e depois vão para os abrigos locais. As doações são recebidas na sede do Campus, na rua Alfredo Huch, 475, bairro Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Saiba mais sobre a arrecadação de Rio Grande.

 

Restinga 

O Campus Restinga é ponto de coleta de doações, que são distribuídas para entidades do bairro Restinga e extremo sul de Porto Alegre e também para o Campus Canoas, que serve de abrigo a pessoas desalojadas pela cheia. A entrega de materiais pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na rua Alberto Hoffmann, 285, bairro Restinga. Acesse informações sobre a arrecadação no Campus Restinga.

 

Sertão 

Doações para serem destinadas a vítimas das chuvas podem ser entregues também no Campus Sertão do IFRS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. O endereço é Rodovia RS 135, Km 32,5, no Distrito Eng. Luiz Englert.

 

Veranópolis

O Campus Veranópolis é um ponto de coleta de doações aos atingidos pelas chuvas da região, na BR 470, nº 6500, km 172, bairro Sapopema. Os materiais são recebidos no Setor de Ensino, das 9h às 19h30, sem fechar ao meio-dia.

O campus está iniciando também a produção de sabão em barra para colaborar na limpeza das casas atingidas pelas chuvas. Para isso, precisa de doações de açúcar cristal, sabão em barra glicerinado e álcool gel ou líquido 70 ou o álcool vendido em postos de combustíveis.

Saiba mais no site do Campus Veranópolis.

 

Viamão 

O Campus Viamão e o Tecnopuc promovem campanha para coletar doações para auxiliar as vítimas da tragédia ocasionada pelas enchentes. As contribuições podem ser entregues no campus, na Rodovia Tapir Rocha 7.000, bairro Querência. Confira informações sobre a campanha do Campus Viamão.

Fim do conteúdo