Início do conteúdo

Estudantes e servidores podem realizar cursos de Tecnologia da Informação de instituição da Amazon


Banner com a frase: Oportunidade - Curso para servidores e Estudantes da Rede Federal

Amazon Web Services Academy (AWS Academy) está ofertando a estudantes e servidores (docentes e técnicos administrativos) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica uma série de treinamentos on-line. São mais de 200 cursos gratuitos e com possibilidade de certificação.

As formações são divididas em dois grupos, sendo o primeiro de AWS Training & Certification, que é focado em profissionais já formados e que atuem na área de Tecnologia da Informação (TI) das instituições de ensino. O segundo grupo de formação é conhecido como AWS Academy e é destinado a estudantes e professores.

A AWS é um serviço de computação em nuvem desenvolvido pela Amazon e foi criada em 2006. Os cursos do programa de treinamento da AWS Academy fornecem às instituições de ensino um currículo voltado à computação na nuvem e que prepara os alunos para buscar certificações reconhecidas no setor e tarefas na nuvem em demanda.

Os treinamentos serão subsidiados pela AWS para os estudantes e servidores da Rede Federal, desde que apresentem o certificado de conclusão do Cloud Foundation (Cloud Practitioner). Também é possível realizar mais de um curso, porém, será necessário a apresentação do certificado do curso anterior. A AWS também dará subsídio de 50%, no primeiro teste, para quem optar por retirar a certificação.

O Professor Paulo Henrique Bezerra, coordenador do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação (Forti) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) conta que a possibilidade das capacitações surgiu após a participação de representantes da Amazon em uma reunião do Fórum.

“O expert em Educação Superior Pública da AWS, Antonio Wisnesky, participou do encontro do Forti em Vila Velha (ES), no fim do ano passado. O tema tratado no encontro foi relacionado a Migração de Serviços para Nuvem e, a partir das demandas do Forti, o representante da AWS se sensibilizou com a necessidade da Rede Federal em treinamentos na área de TI”, explica o coordenador do Fórum.

Os treinamentos

A formação completa dos treinamentos da “AWS Training & Certification” tem, aproximadamente, 13 horas e são focados em gestores, analistas e coordenadores de TI. Esses cursos dão base para as demais especializações. Para ter acesso aos treinamentos oficiais da AWS é obrigatório realizar e finalizar o curso de fundação cloud practitioner.

Ao final do curso, os participantes deverão encaminhar o certificado de conclusão para o e-mail: [email protected] para ser elegível aos treinamentos gratuitos. Na trilha de aprendizagem da plataforma é possível ter acesso a todos os treinamentos.

No caso da AWS Academy a proposta é capacitar professores e estudantes para certificações reconhecidas ao setor e carreiras na nuvem. Os certificados precisam ser encaminhados para o e-mail [email protected]. A lista com todos os cursos está disponibilizada no endereço aws.amazon.com/pt/training/awsacademy/.

Em ambos os casos, para a inscrição nos treinamentos serem efetivadas é necessário escolher o curso mais apropriado a sua atual demanda, e, em seguida, encaminhar um e-mail contendo nome, curso, turno que deseja realizar o curso (diurno ou noturno), e-mail de contato, função nas instituições da Rede Federal (Gestor, Professor ou Aluno) e telefone para [email protected] e [email protected].

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

Fim do conteúdo