Alunos e servidores do Campus Farroupilha participam de projeto coletivo na implantação de aplicativo de mobilidade

Alunos e servidores do Campus Farroupilha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram de uma ação que consistiu em mapear e coletar dados das paradas de ônibus da cidade, como rotas e horários para serem utilizados em um aplicativo, o Transit, disponível para iOS e Android.

As informações, coletadas em dezembro de 2017, foram compiladas pela empresa americana Trillium, para que rodassem no aplicativo Transit. Com ele, o passageiro terá um conjunto de informações do transporte público e como planejar suas rotas na cidade. Farroupilha é o primeiro município no Brasil a estar no Transit, já presente em diversos países.

O professor Felipe Martin Sampaio, coordenador do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, destaca a importância da experiência e do contato que os alunos tiveram com tecnologias diferentes, como o gerenciamento de dados no formato GTFS (General Transit Feed Specification) “Os voluntários participaram com interesse e dedicação em todas as etapas, demonstrando uma incrível cooperação para tocar em frente o projeto. Acho que estamos, cada vez mais, cumprindo nossa missão de contribuir com os setores públicos e privados locais, nos inserindo cada vez mais como um ator importante para o desenvolvimento do município”, ressalta. No total foram 28 alunos que participaram da coleta de dados.

Sobre o Transit

Com ele os usuários de ônibus urbano da cidade de Farroupilha podem ter na palma da mão os horários dos transportes, previsões de chegada e saída, itinerários, roteiros, entre outras funções úteis. Tudo isso é resultado do projeto By Bus, apresentado à comunidade no dia 13 de março de 2018, na Prefeitura Municipal. No evento, estavam presentes a ONG norte-americana Caravan Studios e a  Biblioteca Pública Olavo Bilac, idealizadoras da ação, e as entidades parceiras, como o IFRS – Campus Farroupilha, Secretaria Municipal de Educação e Bento Transportes.

Matéria do Campus Farroupilha