Ações marcam o mês do Orgulho LGBTQIA+

Iniciativas para celebrar e promover conscientização no mês do Orgulho LGBTQIA+ serão realizadas por unidades do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) nos próximos dias. Confira os detalhes e saiba mais sobre a data.

Docência, Pesquisa e Outras Relações de Saber-Poder

Nesta quinta-feira, 20 de junho de 2024, às 19h30, o tema “Docência, Pesquisa e Outras Relações de Saber-Poder” será tratado nos “Diálogos Dissidentes na Educação”. A atividade terá transmissão pelo YouTube e ocorrerá presencialmente em Caxias do Sul, no auditório do Bloco E da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Haverá falas de Victoria Maia, mulher trans, mestranda na linha de pesquisa Educação, Relações de Gênero e Sexualidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Thalles do Amaral de Souza Cruz, licenciado e graduado em História, pós-doutorando em Educação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); Alice Alexandre Pagan, licenciada em Biologia, doutora em Educação, travesti e docente na Universidade Federal de Mato Grosso; e Rudson Rossato (mediador), professor, historiador e doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O evento é promovido por IFRS, UCS e Uerj. Mais informações no site dos Diálogos Dissidentes na Educação.

História do movimento LGBT no Brasil – no Campus Osório

Na sexta-feira, 21 de junho, ocorrerá no Campus Osório do IFRS a palestra “História do movimento LGBT no Brasil: lutas e conquistas”. A atividade é voltada a estudantes e servidores do campus e será às 10h30, no auditório da unidade. Não é preciso realizar inscrições.

Haverá uma fala da professora Catia Eli Gemelli. Cátia é bacharel, mestre e doutora em Administração e, como pesquisadora, desenvolve estudos na temática Diversidades – Interfaces com Educação, Organizações e Trabalho, dentre outras. A ação faz parte do projeto de ensino Intervenções do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs). Haverá emissão de certificado de ensino aos participantes.

Cinema e debate no Campus Veranópolis

O filme “Hoje eu quero voltar sozinho”, do diretor Daniel Ribeiro, será exibido na Biblioteca Cely Carolina Del Pai de Mello, no Campus Veranópolis do IFRS, às 9h do dia 27 de junho. No dia 28, ocorrerá debate com tema “Educação sexual na adolescência”, também às 9h e na biblioteca. As atividades são voltadas para estudantes, servidores e comunidade interessada. Não é necessário realizar inscrições.

A ação do dia 27 é realizada pelos projetos de ensino Semana de Combate ao Preconceito e Cinema Brasileiro na Biblioteca. O debate é promovido pelos núcleos de Ações Afirmativas (Naaf) e de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepegs) do Campus.

História, conquistas e desafios do Movimento LGBTQIA+ – Campus Rolante

No Campus Rolante, ocorre nesta quarta-feira, 26 de junho de 2024, a palestra “Movimento LGBTQIA+: História, Memória, Conquistas e Desafios”, com a professora doutora Lauri Miranda Silva, docente da área de História do IFRS Campus Rolante. Lauri é historiadora, mestre em História e Estudos Culturais e doutora em História. Como pesquisadora, desenvolve estudos sobre o histórico dos movimentos LGBTQIA+ e de mulheres, abordando temas como classe, raça, gênero e sexualidades. Lauri também atua em projetos de ações afirmativas. A atividade é promovida pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do Campus, com apoio da direção-geral.

Encontro do Orgulho – Campus Caxias do Sul

Um momento de reflexão e roda de conversa será realizado no dia 28 de junho no auditório do Campus Caxias do Sul do IFRS, voltado a estudantes e servidores da unidade. É o “Encontro do Orgulho”, das 12h10 às 13h10, que contará também com atividades interativas, música e fotos. Os participantes são convidados a levar uma comida para ser compartilhada no grupo. Não é preciso realizar inscrições prévias.

A atividade é promovida pelo Projeto Origens, Histórias e Trajetórias LGBTQIA+. Um quiz com perguntas que objetivam promover reflexão e aprendizado a respeito de temáticas importantes para a comunidade LGBTQ+ será feito entre os presentes. Tópicos como a história do movimento, conquista de direitos, uso do nome social, iniciativas para promover ingresso no mercado de trabalho, crimes de ódio e legislação serão abordados.

Sobre a data

A sigla LGBTQIA+ refere-se a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e mais uma multiplicidade de identidades de gênero.

O mês de junho passou a celebrar o Orgulho LGBTQIA+ no ano de 1969. Após represálias por parte das autoridades a bares frequentados por pessoas LGBTQIA+, na noite de 28 de junho de 1969, em Nova Iorque (EUA), houve uma resistência dos frequentadores da boate Stonewall Inn. O episódio incentivou outras iniciativas de protesto em várias cidades estadunidenses. No ano seguinte, ocorreu a 1ª Parada do Orgulho Gay.