Acervo digital do Núcleo de Memória do IFRS chega a 5 mil itens cadastrados

Logo do núcleo de memórias. 5.000 itens no acervo digital. Disponível em: memoria.ifrs.edu.br.

O Núcleo de Memória (NuMem) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), vinculado à Pró-reitoria de Extensão, atingiu a meta de 5 mil itens cadastrados no acervo digital.

Com o objetivo de preservar e divulgar a memória institucional, uma das tarefas assumidas pelo NuMem foi implementar um repositório digital para disponibilizar o acervo documental com o que é produzido pelos campi e Reitoria do IFRS, além de suas instituições antecessoras.

Em 2020 foi feita a opção por um software livre, Tainacan, produzido pela Universidade de Brasília (UnB) e, em fins de 2021, deu-se início aos trabalhos de cadastramento dos documentos.

Atualmente o Núcleo possui quatro coleções:

– Documentos (impressos e manuscritos);

– Fotografias;

– Audiovisuais e;

– Objetos tridimensionais (em implementação).

Além disso, há uma coleção especial, a Enoteca Digital, composta pela coleção de vinhos do Campus Bento Gonçalves.

Para Marcelo Vianna, presidente da comissão central do NuMem, o repositório visa responder um desafio de reunir e disponibilizar as diferentes culturas materiais e imateriais que envolvem os campi e a Reitoria do IFRS. “Sua existência demonstra que História e tecnologias digitais não são distantes e representam um papel primordial nas práticas de preservação e disseminação do conhecimento histórico a partir dos nossos acervos. São documentos natodigitais (originalmente digitais) e digitalizados oriundos das unidades do IFRS e de doações da comunidade que permitem explorar uma diversidade de temas, como práticas de ensino, eventos acadêmicos, atividades de Extensão e festividades”, comenta Vianna.

A meta do Núcleo para o ano de 2023 é chegar a 10 mil itens, com prioridade aos anos iniciais do IFRS e antigas instituições que compunham a Rede Federal. Trata-se de um esforço do NuMem para que a comunidade do IFRS e pesquisadores possam conhecer mais sobre a história e memória da Educação Profissional e Tecnológica.

Acesse a página do NuMem e confira as coleções.