Início do conteúdo

Abertura das Mostras de Arte e Audiovisual tem performance teatral, exposição e exibição de curtas


Teve início nesta terça-feira, 07 de outubro de 2025, a XII Mostra de Arte e a III Mostra de Audiovisual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Realizadas na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, é a primeira vez que ocorrem de forma independente.

Logo no começo da tarde foi realizada a performance teatral “Abaixo de mau tempo: o que nos resta”, do grupo Artes da Cena, do IFRS Campus Veranópolis. Coordenado pela professora Magda Schiavon de Rossi, conta com a atuação de uma servidora e quatro estudantes. A dinâmica faz uma analogia às perdas ocorridas durante as enchentes de maio de 2024.

Um dos atores, Sol Andrades, estudante do terceiro ano do curso técnico em administração, conta que a construção do espetáculo partiu de uma proposta da professora Magda: “Sentamos em roda na sala de aula e ela nos solicitou o envio do que sentimos em relação à catástrofe de 2024. Eu, particularmente, relatei que senti muito medo. Não só pela situação, mas porque tinha gente morrendo, perdendo sua casa. Ainda acontece de eu acordar durante a noite quando está chovendo por causa do que aconteceu.” Segundo o estudante, o grupo foi reunindo histórias e símbolos até chegar à proposta apresentada. 

E o resultado foi de emoção da plateia. Diversos espectadores foram às lágrimas. Para o aluno Felipe da Silveira Schroeder, do primeiro ano do curso técnico em administração, do Campus Bento Gonçalves, assistir à performance foi uma forma de reflexão. “Eu fiquei pensando sobre quantas vidas foram perdidas nas enchentes e tudo mais. Tipo, sobre dar mais valor para isso.” Felipe foi prestigiar o evento e não se decepcionou “Eu estou achando tudo muito bom, vejo como uma possibilidade de adquirir conhecimento, além do que, a parte artística é uma forma de tocar esse lado mais emocional, sentimental da gente”, finaliza. 

 

Exposição e abertura oficial

Durante os dois dias de evento, trabalhos de artes visuais estarão expostos na galeria de Artes Visuais. No local podem ser conferidas pinturas, desenhos, fotografias e esculturas que utilizam técnicas como grafite, lápis de cor, tinta acrílica, óleo sobre tela, papietagem, dentre outros. 

A abertura oficial ocorreu às 16h no Anfiteatro ‘Ivo Antônio Da Rold’ e contou com a presença das pró-reitoras de Extensão, Marlova Benedetti; e de Administração, Tatiana Weber (também representando o reitor Júlio Xandro Heck); do diretor de Assuntos Educacionais, Neudy Demichei; e do secretário de cultura do município, Evandro Vinícius Manes Soares. 

Em sua fala, a pró-reitora de Extensão destacou que essa edição é expressiva, pois reafirma o compromisso do IFRS com a arte, a cultura e a formação integral dos estudantes, dos servidores e do papel da extensão com a comunidade. “Esses eventos celebram a criatividade, a expressão e o talento que floresce em nossos campi. É um encontro de olhares, vozes e histórias. É o reflexo da potência criadora que habita nossos campi e da capacidade transformadora da arte quando ela é compartilhada”. 

A pró-reitora de administração afirmou que o IFRS se preocupa com a formação integral dos alunos desde sempre e que isso também passa pela política de arte e cultura do Instituto. “Um outro ponto importante é fazermos essa mostra fora dos muros do IFRS, porque a gente está fazendo extensão e a extensão tem que ir até a comunidade.”

 

Banda IFalcatruas

Na sequência a recém criada banda “IFalcatruas”, formada pelos servidores do IFRS: Bruno Acosta (Osório), guitarra e vocal; Maurício Santos (Canoas), baixo; Nícholas Fonseca (Farroupilha),  guitarra e vocal; e Rafael Palmeira (Osório), bateria; apresentaram clássicos de pop e rock nacional e internacional. 

Também ocorreram apresentações de curtas-metragens (mais informações na matéria de amanhã).

As atividades seguem na quarta-feira, 08 de outubro, das 9h às 11h30 e das 13h15 às 16h30. 

 

Fim do conteúdo