Geral
Aberto o primeiro Fórum de Ensino em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto
Uma apresentação emocionante dos estudantes do Campus Osório, com o “Espetáculo Afro-Indígena”, deu início às atividades do I Fórum de Ensino em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), IV Encontro de Avaliação Institucional, II Fórum de Licenciaturas e II Fórum Proeja na manhã desta segunda-feira, 9 de outubro de 2017, no Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves.
Com o tema Ensino e avaliação na EPT: desafios para a promoção da aprendizagem e da qualidade nos cursos do IFRS, o evento de capacitação destina-se à reflexão dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação da EPT do Instituto. O evento conta com a presença de aproximadamente 170 participantes, entre eles diretores de ensino, equipes pedagógicas, coordenadores de curso e representantes das modalidades de ensino médio, superiores, Proeja e Educação a Distância (EaD) dos 17 campi e da Reitoria.
Em seu pronunciamento, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Eli Santos dos Santos, mencionou as dificuldades que a instituição tem em manter seus eventos em um ano de cortes orçamentários e de grandes incertezas. “Para viabilizar, modelos foram alterados e alternativas mais econômicas foram buscadas, e isso tudo aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em aproveitar o melhor possível essas atividades”, complementa.
Em sua fala, a pró-reitora de Ensino, Clarice Monteiro Scott, comentou que o esforço para a realização desse Fórum representa o movimento de resistência da gestão em resposta ao desmonte da educação pública federal. “Em um cenário nefasto como esse que vivemos, investir na qualidade do ensino, na sua relação com a avaliação externa, representa construir e consolidar a resposta necessária ao reconhecimento da sociedade ao ensino público e o papel dos Institutos Federais para o desenvolvimento das regiões em que estamos inseridos”, conclui.
Em seguida, os participantes acompanharam a palestra “Avaliação de Cursos de Graduação no Contexto do Sinaes”, ministrada pela professora Tarcimaria Rocha Lula Gomes da Silva, diretora de Regulação e Avaliação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Procuradora Institucional e Avaliadora do INEP.
A mesa de autoridades foi composta pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Eli Santos dos Santos; a pró-reitora de Ensino, Clarice Monteiro Escott; a pró-reitora de Administração, Tatiana Weber; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto; o pró-reitor adjunto de Extensão, Getúlio Jorge Stefanello Junior; o diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerin; a diretora do Campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé; o representante da Comissão de Ensino, Rubilar Simões Junior; e a presidente da comissão própria de avaliação institucional, Eliana Borragini.
As atividades ocorrem até quarta-feira, 11 de outubro. Confira a programação:
09/10
8h às 9h – Credenciamento e coffee-break
9h às 9h30min – Abertura
9h30min às 10h – Apresentação Cultural
10h às 12h – Palestra – “Avaliação de Cursos de Graduação no Contexto do SINAES”
Palestrante: Profa. Ms. Tarcimaria Rocha Lula Gomes da Silva – Diretora de Regulação e Avaliação do IFRN, Procuradora Institucional e Avaliadora do INEP.
12h às 13h30min – Intervalo para almoço
13h30min às 16h – Reflexões sobre o ENADE: dúvidas e procedimentos sobre os processos avaliativos e seu impacto no CPC, IGC e CC – Profa. Ms. Tarcimaria Rocha Lula Gomes da Silva – Diretora de Regulação e Avaliação do IFRN, Procuradora Institucional e Avaliadora do INEP.
16h às 16h30min – Coffee-break
16h30min às 18h – Debates (Mediação de Diretores de Ensino e/ou Coordenadores de Curso – 3 pessoas a definir)
10/10
8h30min às 10h30min – Palestra – “O ensino na EPT: desafios do cenário brasileiro atual”
Profa. Dra. Marise Ramos – PPFH/UERJ e EPSJV/Fiocruz
10h30min às 12h – Debate (Mediação – Profª Drª Clarice Escott)
12h às 13h30min – Intervalo para almoço
13h30min às 15h30min – Mesas por modalidades (Mediação e Relatoria: Proen e Coen)
Mesa 1 – O ensino nos Cursos Superiores: engenharias em foco. Prof. Dr. Vagner Cavenaghi – UNESP/ Associação Brasileira de Educação em Engenharias (ABENGE).
Mesa 2 – O ensino nos Cursos Superiores: Cursos Superiores de Tecnologia em foco. Prof. Dr. Sérgio Franco – PPGIE/UFRGS
Mesa 3: Desafios da Institucionalização da EAD no IFRS – Profa. Dra. Júlia Marques da Silva e Ms. Maria Isabel Accorsi – Coordenadoria de EAD/PROEN/IFRS.
15h30min – 16h – Coffee-break
16h-18h – Plenária com relatoria das três mesas
11/10
8h30min às 10h30min – Mesas Temáticas – (Mediação e Relatoria: Proen e Coen)
Mesa 1: Ensino Médio Integrado: estratégias de consolidação das propostas dos IFs – Prof. Ms. Sidinei Cruz Sobrinho – IFFar
Mesa 2 – O ensino nos Cursos Superiores: Licenciaturas em foco – Profa. Dra. Rosimar Esquinsane – PPGE/UPF
Mesa 3: PROEJA em tempos de resistência – Profa. Dra.Simone Valdete – PPGEDU/UFRGS.
10h30min às 12h – Plenária com relatoria das três mesas