Abertas as inscrições para a Febrace 2020

Os jovens cientistas já podem se inscrever e submeter trabalhos na 18ª edição da mostra de projetos da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), até 30 de outubro de 2019. O evento ocorrerá de 17 a 19 de março de 2020, em São Paulo. As submissões devem ser realizadas pelo site www.febrace.org.br, utilizando o sistema de submissão eletrônica.

Febrace tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes do ensino básico pelas disciplinas científicas e de engenharia. Isso por meio do desenvolvimento de projetos de ciências investigativos, realizados pelos próprios jovens.

IFRS na Febrace

Na última edição, em março de 2019, alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram nove premiações na 17ª edição da Febrace, entre os quais a consagração da professora Flávia Twardowski como ‘Professor Destaque’. Confira a matéria: IFRS conquista nove prêmios na Febrace.

Na edição de 2018, o IFRS conquistou sete premiações: IFRS conquista sete premiações na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

Entenda a Febrace

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil, que tenham no máximo 20 anos, com projetos individuais, ou em grupos de até 3 pessoas, e com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Nessa primeira etapa de seleção serão escolhidos cerca de 300 finalistas para participarem da mostra 2020, na Universidade de São Paulo. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria, estes são contemplados com troféus, medalhas, certificados, estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

O grande destaque fica para o prêmio da Society for Science, que oferece credencial para os estudantes de 9 projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2020 acontecerá no mês de maio, em Anaheim, Califórnia, nos Estados Unidos.

Sobre a Febrace

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento pelos estudantes de projetos criativos, inovadores e significativos para eles e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que estudantes concebam e desenvolvam projetos investigativos.

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, tem o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Acompanhe a Febrace

www.febrace.org.br