Repositório de Materiais Didáticos
Os materiais didáticos aqui apresentados foram desenvolvidos pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS — Campus Bento Gonçalves para o Curso de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados, como uma atividade da disciplina de Estágio Supervisionado – Projetos de Extensão, nos semestres de 2021/1 e 2022/1.
Pensadas para o contexto de ensino remoto durante a Pandemia de Covid-19, as 15 aulas são compostas por: uma apresentação de slides, que poderá ser utilizada pelo professor para ministrar a aula; e um material complementar voltado aos estudantes, que contém o conteúdo trabalhado na aula e exercícios de fixação.
Os materiais constantes neste repositório poderão ser amplamente utilizados em contexto de ensino de imigrantes e refugiados, desde que respeitada e citada a autoria.
Confira também os e-books desenvolvidos especialmente para estudantes imigrantes e refugiados matriculados na Educação Básica:
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6
- Meios de transporte (Parte 1)
- Meios de transporte (Parte 2)
- Meios de transporte (Parte 3)
- Material complementar
Aula 7
- Numerais e horas (Parte 1)
- Numerais e horas (Parte 2)
- Numerais e horas (Parte 3)
- Material complementar
Aula 8
Aula 9
Aula 10
Aula 11
Aula 12
Aula 13
Aula 14
Aula 15
Livro digital
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6
Aula 7
Aula 8
Aula 9
Aula 10
Aula 11
Aula 12
Aula 13
Aula 14
Aula 15
Os materiais didáticos abaixo foram elaborados nos projetos de pesquisa “O PORTUGUÊS FALADO NA SERRA GAÚCHA COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: DESVENDANDO AS INTERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL” e “O PORTUGUÊS FALADO NA SERRA GAÚCHA COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: DESVENDANDO AS INTERAÇÕES DO SINE”, coordenados pela Professora Dra. Minéia Frezza. Para desenvolvê-los, foram utilizadas interações reais, analisadas por meio da perspectiva teórico-metodológica da Análise da Conversa. Essa análise serviu para descrição da estrutura geral dessas interações, quais sejam, entrevistas de naturalização na Polícia Federal, entrevistas de emprego e atendimentos no Sistema Nacional de Emprego (SINE), e para observação dos diferentes formatos que cada ação interacional pode apresentar.
- O material didático sobre um atendimento no Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi elaborado pelo estudante de Letras do IFRS Campus Bento Gonçalves Matheus Bordignon, sob orientação da Professora Minéia Frezza, com auxílio da bolsa PIBITI, cedida pelo EDITAL PROPPI Nº 11/2023 – DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA – PIBITI/IFRS/CNPq – PROBITI/IFRS/FAPERGS – 2023/2024.
- O material didático sobre uma entrevista de emprego foi elaborado pela estudante de Letras do IFRS Campus Bento Gonçalves Liélen Caroline Rodrigues de Freitas, sob orientação da Professora Minéia Frezza, com auxílio da bolsa PROBIC/Fapergs, cedida pelo EDITAL PROPPI Nº 15/2023 – COMPLEMENTAR AO EDITAL PROPPI Nº 12/2023 – DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq – PROBIC/IFRS/Fapergs – 2023/2024.
- O material didático sobre uma entrevista de naturalização na Polícia Federal foi elaborado pela estudante de Letras do IFRS Campus Bento Gonçalves Marianna Marcelle Fagundes dos Santos Evaldt, sob orientação da Professora Minéia Frezza, com auxílio da bolsa PROBIC/Fapergs, cedida pelo EDITAL PROPPI Nº 12/2023 – DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq – PROBIC/IFRS/Fapergs – 2023/2024.
- O material didático sobre consultas médicas realizadas em uma UBS foi elaborado pela estudante de Letras do IFRS Campus Bento Gonçalves Taiani Ferreira De Mattos, sob orientação da Professora Minéia Frezza, com auxílio da bolsa de iniciação Científica cedida pelo EDITAL PROPPI Nº 19/2023 – DE FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2024.