Geral
Série sobre o uso de terminologias explica o conceito de Plano Educacional Individualizado
O vídeo da série sobre as terminologias recomendadas no âmbito da educação inclusiva publicado hoje, dia 10, fala sobre o conceito de Plano Educacional Individualizado (PEI).
O conteúdo produzido pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS explica que o PEI é utilizado em diversos países como instrumento de suporte ao processo inclusivo de estudantes e que o IFRS define-o da seguinte forma:
O PEI é um recurso pedagógico com foco individualizado no estudante e tem por finalidade otimizar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência ou outras especificidades. É um plano e registro das estratégias que visam promover acessibilidade curricular e que são necessárias para o estudante alcançar as expectativas de aprendizagem definidas para ele. Neste instrumento devem ser registrados os conhecimentos e habilidades prévios que identificam o repertório de partida, para que seja possível acompanhar a evolução em direção aos objetivos, e planejar novas estratégias de ensino e aprendizagem. É uma proposta pedagógica compartilhada, que deve ser construída de forma colaborativa pelos profissionais da instituição de ensino, pais e/ou responsáveis e, quando possível, pelo próprio estudante (Instrução Normativa Proen Nº 07/2020). |
Entretanto, algumas instituições, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referem-se ao PEI como o “instrumento escrito, elaborado por professor da sala de aula comum/regular, com intuito de propor, planejar e acompanhar a realização das atividades pedagógicas e o desenvolvimento dos estudantes da Educação Especial”, podendo ser um documento separado do Plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Publicações anteriores da série:
- Semana 13 – Surdocegueira
- Semana 12 – Deficiência múltipla
- Semana 11 – Deficiência intelectual
- Semana 10 – Deficiência visual
- Semana 9 – Deficiência auditiva e surdez
- Semana 8 – Deficiência física
- Semana 7 – Tipos de deficiência
- Semana 6 – Altas habilidades/superdotação
- Semana 5 – Transtorno funcionais específicos
- Semana 4 – Transtorno do espectro autista
- Semana 3 – Pessoas com deficiência
- Semana 2 – Público da educação especial
- Semana 1 – Motivos para não usarmos a expressão “portador de deficiência”