Surdocegueira é o tema da série do CTA sobre terminologias nesta semana

O Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS publicou hoje, dia 3, o 13º vídeo sobre as terminologias recomendadas no âmbito da educação inclusiva. O tema abordado nesta semana é a “surdocegueira ”.

Apesar de ser caracterizada pela associação da deficiência auditiva e visual de forma concomitante, a surdocegueira é considerada deficiência única. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ela pode ser classificada de duas formas: pré-linguística e pós-linguística. Na primeira, a pessoa nasce ou torna-se surdocega muito precocemente, antes da aquisição de uma língua. Na outra, uma das deficiências, auditiva ou visual, ou ambas, são adquiridas após a aquisição da Língua Portuguesa ou da Língua Brasileira de Sinais.

O Instituto Benjamin Constant, vinculado ao Ministério da Educação, considera que a principal característica da população surdocega é a heterogeneidade, pois alguns podem ser totalmente surdos e cegos, enquanto outros podem ter resíduo auditivo e/ou visual.

Esse órgão, que é referência nacional na área da deficiência visual, indica que o indivíduo surdocego necessita de um atendimento educacional especializado diferente daquele destinado ao cego ou ao surdo, por se tratar de uma deficiência única com características específicas, principalmente no que se refere à comunicação, à informação e à mobilidade.

Publicações anteriores da série:

• Semana 12 – Deficiência múltipla
  • Semana 11 – Deficiência intelectual
  • Semana 10 – Deficiência visual
  • Semana 9 – Deficiência auditiva e surdez
  • Semana 8 – Deficiência física
  • Semana 7 – Tipos de deficiência
  • Semana 6 – Altas habilidades/superdotação
  • Semana 5 – Transtorno funcionais específicos
  • Semana 4 – Transtorno do espectro autista
  • Semana 3 – Pessoas com deficiência
  • Semana 2 – Público da educação especial