[Se liga na dica!] Estudante Nauberth Boeira recomenda o livro “O Giro da Fechadura”

Ao longo do 3° trimestre letivo de 2022, os estudantes da turma do 2° ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio engajaram-se na produção de resenhas com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar dicas de livros, séries, filmes e álbuns musicais para preencher de cultura o período das férias.

A atividade ocorreu no âmbito da componente curricular Língua Portuguesa e Literatura II e constituiu etapa da implementação do projeto de pesquisa “O ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita: a interlocução a serviço da construção de conhecimento em língua portuguesa no ensino médio”, liderado pela professora Andréia Kanitz.

Nesta série de publicações, você terá acesso aos textos produzidos pelos estudantes, que escolheram resenhar produtos culturais diversos que compõem a cultura juvenil. Então, se liga na dica!

Um giro histórico-ficcional em torno do movimento
sindical bento-gonçalvense em O Giro da Fechadura

Por: Nauberth Boeira

O Giro da Fechadura é um romance que aborda de forma memorável o protagonismo dos trabalhadores na luta sindical. Lançado em 2022 com fomento do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o livro é fruto de uma parceria muito bonita entre pai e filha: Paulo Roberto Wünsch e Karla Sanches Wünsch. A obra está ambientada numa Bento Gonçalves dos anos 70 e traz elementos do contexto histórico da época através de uma narrativa ficcional.

Paulo Wünsch, professor do IFRS – Campus Bento Gonçalves,  é autor de outros livros, como Sindicalismo e Reestruturação Produtiva no Brasil, um estudo que possui uma linguagem mais técnica e teórica. Ousando ir um pouco além na sua produção bibliográfica, desafiou-se a criar uma obra de ficção de enredo romântico. Nesse projeto, contou com a ajuda de sua filha, Karla Wünsch, que contribuiu com a construção da narrativa histórica, haja vista seu conhecimento sobre o gênero romance.

Apesar de não ser uma pesquisa bibliográfica, o livro conta com uma vasta investigação para trazer em suas páginas toda a memória da época. Para isso, foram usados registros do Sindicatos dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves e jornais que foram publicados no período em que se passa a história. Ressalto um detalhe interessante na obra, caso o leitor não compreenda as fontes mencionadas: algumas páginas contam com notas que contextualizam o assunto. Essas notas trazem desde referências a leis da época até explicações sobre os antigos locais de Bento. Isso auxilia muito na compreensão do leitor.

A narrativa da obra consegue trazer o contexto histórico dos anos de forma sensacional. A história começa em 1977 e segue uma linha temporal de acontecimentos até 1995, quando ocorrem importantes mudanças na política econômica. Para dar conta desse período histórico, a obra está dividida em 4 partes. A primeira parte serve como uma introdução ao protagonista, Antônio, sua rotina, seus parentes. Além disso, introduz a luta sindical que será mais desenvolvida na continuidade do livro. Na segunda parte, é que o clima da história fica tenso, como maior desenvolvimento da luta sindical comerciária. Na terceira parte, os resultados começam aparecer como o fim da ditadura em 85, mas certas atitudes despertam consequências e essa parte é marcada por um infortúnio que atinge a família de Antônio. Na última parte, ocorrem manifestações importantes para assegurar os direitos dos comerciários, o que encaminha a história para um final esperançoso.

A trama do jovem comerciante Antônio, que foi envolvido na luta sindical em plena ditadura civil-militar, foi uma ótima surpresa para mim. A história, por sua vez, consegue nos levar para época e traz aprendizados históricos sobre acontecimentos importantes da região da Serra Gaúcha e do Brasil. Essa mistura de realidade com ficção torna toda trama mais atrativa para o leitor. Por fim, cabe pontuar que O giro da fechadura é uma ótima indicação de livro para quem busca conhecer mais sobre a literatura gaúcha, especificamente bento-gonçalvense, e também para quem procura saber mais sobre ditadura e fatos históricos.

O giro da fechadura
WÜNSCH, Paulo Roberto; WÜNSCH, Karla Sanchez
Bento Gonçalves: IFRS, 2021.

Nauberth Boeira ([email protected]): acadêmico do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves e membro da Associação da Biblioteca Municipal de Garibaldi/RS.