Início do conteúdo

[Se liga na dica!] “A coragem de ser imperfeito” é a recomendação de leitura da estudante Evelin Tomazel


Ao longo do 3° trimestre letivo de 2022, os estudantes da turma do 2° ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio engajaram-se na produção de resenhas com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar dicas de livros, séries, filmes e álbuns musicais para preencher de cultura o período das férias.

A atividade ocorreu no âmbito da componente curricular Língua Portuguesa e Literatura II e constituiu etapa da implementação do projeto de pesquisa “O ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita: a interlocução a serviço da construção de conhecimento em língua portuguesa no ensino médio”, liderado pela professora Andréia Kanitz.

Nesta série de publicações, você terá acesso aos textos produzidos pelos estudantes, que escolheram resenhar produtos culturais diversos que compõem a cultura juvenil. Então, se liga na dica!

A coragem de ser imperfeito:
a surpreendente verdade sobre a vulnerabilidade


Por: Evelin Tomazel

O livro A coragem de ser imperfeito, composto por 208 páginas repletas de muitos aprendizados sobre vulnerabilidade, coragem, vergonha e autenticidade, foi escrito pela famosa palestrante Brené Brown. Sua publicação foi feita pela Editora Sextante no ano de 2016. Traduzido por Joel Macedo, o livro apresenta, de forma bem atrativa e acessível, como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é. Desde seu lançamento, A coragem de ser imperfeito causou grande repercussão, tanto que está em primeiro lugar na lista dos Best Sellers mais vendidos no The New York Times.

Brené Brown é professora e pesquisadora na Universidade de Houston, onde estuda a vulnerabilidade, a coragem, a vergonha e a empatia. Seu estudo já completou duas décadas de muitas descobertas e aprendizados. Ph.D. em Serviço Social, fundadora e CEO da organização Brade Leaders Inc. e palestrante premiada, já palestrou para mais de 44 milhões de pessoas. Ademais, Brené também é autora dos livros A arte da imperfeição, Mais forte do que nunca e Eu achava que isso só acontecia comigo. Sua fama aumentou bastante nos últimos anos e continua em ascensão. A escritora conta com um especial na Netflix, Brené Brown: O Poder da Coragem, assim como diversas TEDs sobre temas que ela pesquisa. Essas pesquisas foram tão profundas e bem sucedidas que proporcionaram, além das obras visuais, o embasamento de seus livros.

Os vários anos de estudos resultaram em uma lista enorme de referências, agregando credibilidade e robustez à obra. Outro ponto positivo é que essa enorme lista de referências está toda disponível ao final do livro e, ainda, organizada por capítulos, o que permite que o leitor se aprofunde nos assuntos que permeiam o livro. Brené também realizou pesquisas com as mais variadas pessoas a fim de entender os diversos efeitos que a vulnerabilidade, a coragem, a vergonha e a empatia provocam na sociedade. Através delas, Brené pôde organizar todas as informações coletadas e mostrou por meio de seu livro como está tudo conectado.

No prólogo, é feita a explicação do que é viver com ousadia para que o leitor entenda o propósito do livro. Em seguida, na introdução, a autora apresenta suas experiências a fim de inspirar as pessoas a chegarem no lugar ao qual ela chegou. O primeiro capítulo trata sobre como a busca pela perfeição afeta o nosso subconsciente e do porquê não devemos buscá-la. No segundo capítulo, os mitos da vulnerabilidade são derrubados. O terceiro capítulo permite que o leitor compreenda e combata a vergonha presente no seu dia a dia. No quarto capítulo, a autora mostra como ainda há muitas pessoas que lutam contra sua vulnerabilidade, devido à vergonha que possuem de se mostrarem vulneráveis. O quinto capítulo faz com que você feche a fronteira da falta de motivação e mude seus hábitos através da diminuição das lacunas de valores. No sexto capítulo, a ousadia é apresentada a fim de reumanizar a educação e o trabalho. O sétimo capítulo discorre sobre como criar filhos plenos e como ousar ser o adulto que você deseja que seu filho seja auxilia nessa questão. Depois de tudo isso, são apresentadas as reflexões finais para terminar o livro com chave de ouro. Nessa parte, Brené interliga todos os assuntos abordados nos demais capítulos e mostra como colocá-los em prática com o intuito de viver uma vida plena.

A coragem de ser imperfeito foi escrito de forma a prender o leitor ao livro. Ele conta com uma escrita acessível, como um texto comum, porém também apresenta muitos subtítulos atraentes, trechos em destaque, tópicos e frases impactantes demais que não permitem que você continue a leitura sem fazer uma pausa para refletir sobre. Ele é dividido em sete capítulos, mais prólogo, introdução e reflexões finais, que, particularmente, considero a melhor parte, em que tudo antes apresentado se interliga. Cada capítulo é uma peça fundamental para a completude do livro, com tópicos que permitem ao leitor uma compreensão bem ampla e, até certo ponto, aprofundada sobre vulnerabilidade. Alguns capítulos são mais longos, porém a escrita fluida não deixa que você se canse ou queira parar de ler.

A obra tem muito a agregar na vida de todas as pessoas. Ela fala sobre o que é a vulnerabilidade e como ela pode nos auxiliar a vencer a vergonha em todas as situações da vida. Mostra que a perfeição não existe e como a aceitação da vulnerabilidade afeta na busca pela vida perfeita. Brené faz a desproblematização de se mostrar vulnerável e relaciona esse fato com todos os possíveis campos da jornada da vida. Uma pessoa antes de ler A coragem de ser imperfeito nunca permanecerá a mesma depois de ter lido a obra. Ela faz com que sejamos capazes de encontrar nosso caminho, reconhecer nosso valor e viver uma vida plena.

Eu recomendo A coragem de ser imperfeito para todos os jovens e adultos interessados em aprimoramento pessoal. O leitor precisa estar aberto a novos olhares e possíveis mudanças na própria vida. No entanto, se o leitor for muito fechado e não leva em consideração outras pessoas, talvez o livro não valha tanto a pena, mesmo sabendo que a leitura o impactará.

O livro é excelente. Mudará positivamente o modo que você enxerga e vive sua vida. Põe em xeque pontos que geralmente são evitados por causarem vergonha, proveniente do conhecimento de que não somos perfeitos. Se mostrar vulnerável traz benefícios e A coragem de ser imperfeito revela esse fato. Além de tudo isso, por meio de sua dura e longa jornada, a autora prova que a mente que anseia por conhecimentos não encontra empecilhos, pois atualmente, depois de aceitar sua vulnerabilidade, seu estilo de vida é pleno e proveitoso.

A coragem de ser imperfeito
BROWN, Brené 
Rio de Janeiro: Sextante, 2016. A coragem de ser imperfeito BROWN, Brené Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

 


Evelin Tomazel ([email protected]): acadêmica do 2º ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves.


Veja também:

Fim do conteúdo