Início do conteúdo

[Se liga na dica!] Música “Problema Social” é resenhada pelo estudante Eduardo Franceschina Nunes


Ao longo do 3° trimestre letivo de 2022, os estudantes da turma do 2° ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio engajaram-se na produção de resenhas com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar dicas de livros, séries, filmes e álbuns musicais para preencher de cultura o período das férias.

A atividade ocorreu no âmbito da componente curricular Língua Portuguesa e Literatura II e constituiu etapa da implementação do projeto de pesquisa “O ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita: a interlocução a serviço da construção de conhecimento em língua portuguesa no ensino médio”, liderado pela professora Andréia Kanitz.

Nesta série de publicações, você terá acesso aos textos produzidos pelos estudantes, que escolheram resenhar produtos culturais diversos que compõem a cultura juvenil. Então, se liga na dica!

“Problema Social”:
música que agrada aos ouvidos e abre os olhos


Por: Eduardo Franceschina Nunes

A canção “Problema Social” de Seu Jorge, além de agradável aos ouvidos, “abre os olhos” de quem ouve para questões sociais importantíssimas independentemente de cor, classe ou escolaridade. Lançada em 2005 no consagrado álbum “Ana & Jorge”, a música trata de temas como a fome, trabalho infantil, pessoas em situação de rua, injustiças e falta de oportunidades para jovens da periferia. Todos esses tópicos abordados na música ficam ainda mais profundos cantados por Seu Jorge, que já passou por momentos muito parecidos pelos descritos.

Jorge Mário da Silva, o Seu Jorge, é ator, cantor, compositor e multi-instrumentista de 52 anos nascido em Belford Roxo – RJ. Teve uma vida difícil e desde os 10 anos já trabalhava. Aos 19, saiu de casa para morar na rua e teve seus primeiros contatos com o teatro. Sua carreira como músico começou em definitivo apenas aos 28 anos, quando participou na formação da banda Farofa Carioca, com a qual lançou seu primeiro CD. Seu primeiro álbum independente, “Samba Esporte Fino”, foi lançado em 2001 e alavancou sua carreira solo. Hoje, Seu Jorge conta com uma vasta lista de músicas conhecidas por todo Brasil como “Amiga da Minha Mulher”, “Burguesinha” e “Felicidade”. Além disso, já foi indicado a diversas premiações nacionais e internacionais como músico e ator.  Uma das indicações foi ao Grammy Latino, justamente com o álbum “Ana & Jorge”, no qual a música “Problema Social” está inserida.

Logo nos primeiros versos da canção é apresentado ao público algo que será repetido durante toda a obra, que é a vontade de mudar de vida. “Se eu pudesse, eu dava um toque em meu destino / Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão” expressa essa vontade de transformar a sua vida e também das injustiças. Nos versos seguintes, “E nem um bom menino que vendeu limão / E trabalhou na feira pra comprar seu pão” é evidenciado que a pessoa que está por trás dessa música é um menino que acabou tendo que trabalhar para poder sobreviver à fome. O mesmo tópico também é abordado nos versos finais da música: “É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem”. Na sequência, é apresentado no verso “Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém” a necessidade de roubar para sobreviver, o que agrava a situação do menino. Nos 9º e 10º versos “Juro que não conhecia a famosa FUNABEM onde foi minha morada desde os tempos de neném” é apresentado ao público que esse menino estava em situação de rua e acabou parando na FUNABEM (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor, atual Fundação CASA). Por fim, são retratadas as faltas de oportunidades que as crianças e adolescentes da periferia tem para estudar, além da falta de apoio e, por fim, a vontade de mudar: “Seria eu, um intelectual / Mas, como não tive chance de ter estudado em colégio legal… / Muitos me chamam pivete / Mas poucos me deram apoio moral / Se eu pudesse, eu não seria um problema social”.

A música inteira retrata a vida de um menino que, por conta de um provável abandono, teve que se virar morando na rua e trabalhando para não morrer de fome. Essa situação em que esse menino se encontra é a mesma de outros 70 mil menores de idade espalhados pelo Brasil segundo um estudo feito em 2019 pela ONG Visão Mundial. Se contarmos adultos, o número ultrapassa a marca de 185 mil pessoas em situação de rua. São números muito expressivos para serem deixados de lado. A música “Problema Social” abre os olhos do público para essas questões sociais tão delicadas, mas tão presentes no dia a dia de todos. Muitas vezes, essas pessoas em situações de vulnerabilidade se tornam invisíveis aos olhos das grandes multidões dos centros urbanos.

Seu Jorge expõe essas questões sociais tão importantes na música com um complexo e agradável voz e violão. Usando técnicas de dedilhado e acordes não muito comuns (porém corriqueiros para o artista), Seu Jorge toca com excelência o violão de nylon e faz uma ótima base para a música. A voz grave inconfundível do artista acompanha o violão durante toda a música, alcançando graves e agudos distantes mas sempre muito afinados. Coisa que apenas grandes cantores como Seu Jorge são capazes.

Em resumo, a música “Problema Social” de Seu Jorge agrada aos ouvidos e abre os olhos do público para questões sociais que estão na sua frente. A canção nos apresenta um ponto de vista diferente acerca dos “problemas sociais” que encontramos todos os dias indo para o trabalho ou à escola. Mostra com clareza que quem está na rua não está nesse lugar por que quer e, se tivesse tido oportunidades, não seria um “problema social”.

Ana & Jorge
Álbum de Ana Carolina e Seu Jorge
Rio de Janeiro: Sony Music, 2005.Ana & Jorge Álbum de Ana Carolina e Seu Jorge Rio de Janeiro: Sony Music, 2005.


Eduardo Franceschina Nunes ([email protected]): acadêmico do 2º ano curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves.


Veja também:

Fim do conteúdo