[Se liga na dica!] Estudante Víctor Neris recomenda o livro “Astrofísica para Apressados”

Ao longo do 3° trimestre letivo de 2022, os estudantes da turma do 2° ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio engajaram-se na produção de resenhas com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar dicas de livros, séries, filmes e álbuns musicais para preencher de cultura o período das férias.

A atividade ocorreu no âmbito da componente curricular Língua Portuguesa e Literatura II e constituiu etapa da implementação do projeto de pesquisa “O ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita: a interlocução a serviço da construção de conhecimento em língua portuguesa no ensino médio”, liderado pela professora Andréia Kanitz.

Nesta série de publicações, você terá acesso aos textos produzidos pelos estudantes, que escolheram resenhar produtos culturais diversos que compõem a cultura juvenil. Então, se liga na dica!

O cosmos para apressados

Por: Víctor Neris

Você é ocupado demais para ler livros grossos, mas ainda busca um canal para o cosmos? Então existe um livro ideal para você: Astrofísica para Apressados, um livro que aborda de forma sucinta os principais conceitos e implicações sobre a ciência que estuda o universo. A obra foi escrita por Neil deGrasse Tyson, aclamado astrofísico, divulgador científico e também diretor do Planetário Hayden no Centro Rose para a Terra e o Espaço (EUA). Publicado pela Editora Planeta em agosto de 2017 e traduzido por Alexandre Martins, Astrofísica para Apressados foi primeiro lugar em vendas do The New York Times e da Amazon, considerado um guia para os apreciadores de ciência, astrofísica e para todos que buscam compreender a vastidão do universo e seus mistérios.

O livro conta com 12 capítulos que apresentam desde os momentos iniciais do universo até reflexões quanto à perspectiva do cosmos. Além disso, o livro conta com um breve prefácio que conduz o leitor para o que virá. Em toda a obra, o autor explana concisamente cada um dos temas abordados, citando teorias, autores e contextualizando o período das descobertas e suas implicações na ciência, principalmente na astrofísica.

Começando o livro de forma extremamente empolgante, o primeiro capítulo, intitulado A maior história já contada, apresenta o início de tudo até os dias atuais. No segundo capítulo, chamado Na Terra como no céu, são traçados paralelos entre eventos no universo e acontecimentos terrenos, abordando a universalidade das leis físicas e seus limites. No terceiro capítulo, Faça-se a luz, é introduzida a cosmologia na obra por meio da explicação do surgimento e descobrimento da radiação cósmica de fundo. No quarto capítulo, Entre as galáxias, como o próprio título sugere, são introduzidas as estruturas que se escondem atrás do brilho ofuscante das galáxias. O quinto capítulo, Matéria escura, começa explicando a gravidade e seus efeitos e, após isso, introduz a matéria escura, uma matéria que não interage com a matéria comum e que gera grande parte da gravidade no universo. No sexto capítulo, Energia escura, é apresentada uma misteriosa força de expansão do universo. No sétimo capítulo, chamado O cosmos na tabela, é explicada a origem, principais características e utilizações dos elementos químicos da tabela periódica. O oitavo capítulo, Sobre ser redondo, aborda a tendência ao formato esférico nas estruturas do universo. O nono capítulo, Luz visível, retoma os conceitos de luz, contando as descobertas do infravermelho e ultravioleta. O décimo capítulo, Entre os planetas, fala sobre os principais elementos localizados entre as órbitas planetárias, como luas e cinturões de asteroides. O décimo primeiro capítulo da obra, Exoplaneta Terra, conta como é o nosso planeta visto do espaço. O último capítulo, conhecido como Reflexões sobre a perspectiva cósmica, é uma grande reflexão sobre o universo e nosso lugar nele.

Ao longo de toda a obra, o autor apresenta, explica e exemplifica os conceitos mais básicos da astrofísica. Esses conceitos devem ser completamente compreendidos para que seja desenvolvido qualquer outro conhecimento da área, e esse livro tem plena capacidade para tal. O uso de analogias para exemplificar as ideias, que costumam ser apenas vistas como um texto incompreensível e sem uso prático, dinamiza a leitura. A leitura também contribui para o desenvolvimento de uma visão mais ampla do universo por parte do leitor, instigando a busca por mais conhecimento.

O escritor traz uma síntese rica em contextualização em torno dos conceitos, assim preparando ainda mais o terreno para as teorias, o que facilita que sejam plenamente desenvolvidas. A opção por uma linguagem mais acessível, optando pelo uso de expressões mais comuns, possibilita que mais pessoas compreendam tais conceitos que, por muitas vezes, estão inacessíveis ao grande público pela linguagem técnica. Por meio disso, o livro engloba as principais ideias de forma coerente, principalmente, para um iniciante na astrofísica.

Concluindo, o livro Astrofísica para Apressados é uma excelente experiência e um grande aprendizado para todos: das pessoas que se interessam por ciência, que buscam adquirir mais conhecimento ou que procuram uma porta de entrada para a astrofísica, até as pessoas que buscam uma leitura que expande a compreensão sobre si mesmo e o universo que os envolve. Ele nos leva a um universo recheado de teorias, leis que regem o universo e seres humanos, que se encontram numa busca interminável por conhecimento.

Astrofísica para Apressados
TYSON, N. G.
São Paulo: Editora Planeta, 2017.Astrofísica Para Apressados TYSON, N. G. São Paulo: Editora Planeta, 2017.

Víctor Augusto Neris ([email protected]): acadêmico do 2º ano curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves.