[Se liga na dica!] Confira a sugestão de leitura da estudante Maria Vitória Deitos

Ao longo do 3° trimestre letivo de 2022, os estudantes da turma do 2° ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio engajaram-se na produção de resenhas com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar dicas de livros, séries, filmes e álbuns musicais para preencher de cultura o período das férias.

A atividade ocorreu no âmbito da componente curricular Língua Portuguesa e Literatura II e constituiu etapa da implementação do projeto de pesquisa “O ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita: a interlocução a serviço da construção de conhecimento em língua portuguesa no ensino médio”, liderado pela professora Andréia Kanitz.

Nesta série de publicações, você terá acesso aos textos produzidos pelos estudantes, que escolheram resenhar produtos culturais diversos que compõem a cultura juvenil. Então, se liga na dica!

É preciso lutar:
o mundo irreversível de Marcelo Rubens Paiva

Por: Maria Vitória Deitos

Publicado pela editora Brasiliense, o livro Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva é um clássico da literatura brasileira. Marcelo lança a obra como sendo seu primeiro livro. Publicado em 1982, destaca-se por representar fatos reais que se aproximam da realidade dos leitores, tanto que venceu o Prêmio Jabuti, em 1983, na categoria adulta, como autor revelação. Atualmente, a envolvente autobiografia de Marcelo é leitura obrigatória da UFRGS por ser um livro direcionado ao público adulto-jovem. Totalizando 272 páginas, a narrativa nos mostra uma profunda reflexão sobre a vida, em especial, a adolescência.

A história que é uma autobiografia do autor começa com o acidente que mudou sua vida em uma simples brincadeira na adolescência, durante uma viagem com amigos da faculdade.  Marcelo fica tetraplégico quando pula em um lago tentando imitar o tio patinhas. O enredo mostra a aflição inicial após o acidente e as mudanças irreversíveis que acontecem na vida de Marcelo, mas não se detém só ao acidente traumatizante. O livro aborda diferentes reflexões sobre a vida que nos leva a questionar nossos próprios valores.

A obra traz diversos fatos que não tiram o bom humor da história. No hospital, onde Marcelo passou um longo tempo, ele recebia a visita de diversos amigos, o que foi uma parte muito importante para que ele continuasse a lutar. Depois de sair da UTI, o personagem permaneceu no hospital e continuou se esforçando, progredindo de tal forma que conseguia neste ponto até mexer seus braços com o auxílio de muita fisioterapia intensiva. Durante esse tempo, o personagem lembra também do seu pai preso e assassinado durante a ditadura militar que se passava na época. Nesta parte do livro, o autor demonstra seu posicionamento político que é de esquerda. Depois de um tempo, Marcelo retorna à casa da mãe. Ele começa a fazer diversas atividades que não fazia por conta do acidente, como escrever e comer sozinho. Também passou a ir a festas e ao cinema. Em uma festa, ele encontra a irmã de um amigo, Bianca, com quem se envolve em um relacionamento amoroso. Uma nova fase se inicia. Marcelo queria aproveitar o momento, enquanto esperava por sua recuperação que sempre foi lenta.

O autor explora muito a linguagem em primeira pessoa, o que torna a leitura bem clara e direta, próxima ao leitor. Esse tipo de linguagem ao longo do livro faz com que o leitor sinta a luta e determinação de Marcelo durante os momentos desventurados na sua fase adulta. O enredo envolvente e pretensioso do autor quer nos trazer sempre a mensagem de que é preciso lutar, nunca levando sua história para um patamar dramático.

Outro ponto importante que a obra destaca é a irresponsabilidade na adolescência. O autor retrata essa imprudência durante toda a história porque foi o que o tornou tetraplégico. Ele ressalta a visão de que o futuro é um conjunto de incertezas, por isso é preciso ter muito cuidado nesta fase.

O desfecho nos traz a reflexão de que a nossa vida é cercada de incertezas e de que temos que lutar. Também sempre destaca a importância da família e amigos que são pilares em nossas vidas. Além disso, a obra ressalta que o bom humor deve prevalecer em nossas vidas independentemente do que aconteça. A obra com certeza deve ser lida por jovens e adultos de todas as idades. É uma lição de vida.

Feliz Ano Velho
PAIVA, Marcelo Rubens
Campinas: Brasiliense, 1982.

Capa do livro Feliz Ano Velho PAIVA, Marcelo Rubens Campinas: Brasiliense, 1982.

Maria Vitória Deitos ([email protected]): acadêmica do 2º ano do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bombeira mirim e juvenil CBVCB e proficiente em Língua Inglesa (nível B2).