Início do conteúdo

[Se liga na dica!] “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” é o livro resenhado pela estudante Júlia Tascheto Berlatto


Ao longo do 3° trimestre letivo de 2022, os estudantes da turma do 2° ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio engajaram-se na produção de resenhas com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar dicas de livros, séries, filmes e álbuns musicais para preencher de cultura o período das férias.

A atividade ocorreu no âmbito da componente curricular Língua Portuguesa e Literatura II e constituiu etapa da implementação do projeto de pesquisa “O ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita: a interlocução a serviço da construção de conhecimento em língua portuguesa no ensino médio”, liderado pela professora Andréia Kanitz.

Nesta série de publicações, você terá acesso aos textos produzidos pelos estudantes, que escolheram resenhar produtos culturais diversos que compõem a cultura juvenil. Então, se liga na dica!

Vale a pena conhecer a verdadeira história de Evelyn Hugo?


Por: Júlia Tascheto Berlatto

Uma coisa é certa: basta bater os olhos no título Os Sete Maridos de Evelyn Hugo que você irá criar muitas teorias a respeito do que se trata este surpreendente livro. Eu, sendo suspeita para falar, diria que a real história de Evelyn Hugo é a última coisa que iríamos imaginar. Publicado em junho de 2017 pela editora Paralela, escrito pela autora Taylor Jenkins Reid e traduzido do inglês por Alexandre Boide, Os Sete Maridos de Hevelyn Hugo conta com 360 páginas e apresenta em cada capítulo quem foi cada um dos sete maridos.

Taylor Jenkins Reid, uma escritora norte-americana de 38 anos, carrega consigo uma bagagem de livros premiados e mundialmente conhecidos. Seu primeiro livro, Para Sempre Interrompido, foi publicado em 2013. Entre muitas obras publicadas, Taylor lança ao mundo seu livro mais famoso: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo. Tal fenômeno foi indicado ao Prêmio Goodreads Choice de Melhor Ficção Histórica e finalista no Book of the Month no seu mesmo ano de publicação.

Este livro tem o poder de nos proporcionar inúmeras emoções no decorrer de seus capítulos. Hugo, uma destemida e lendária estrela de Hollywood que teve seu auge na carreira entre as décadas de 50 e 70, luta pelo seu lugar no mundo com unhas e dentes. Ela nos mostra que sabe com toda a certeza onde quer chegar e que nada no mundo irá pará-la. Antes que qualquer um veja o tamanho potencial que tem, ela se mostra forte e guerreira a si mesma. Essa mulher acredita em si mais do que ninguém! Hugo é um exemplo a ser seguido. Entretanto, como bem sabemos, a vida não é um mar de rosas. Hugo passa por situações extremamente complicadas, tanto na sua vida profissional quanto pessoal. Ela se joga em uma verdadeira aventura para alcançar a tão almejada carreira e acaba entrando em um labirinto de acontecimentos. Você deve se perguntar: “Mas sete maridos não são muitos? Por que disso tudo?” E a resposta é simples: paixões vão e vêm, o amor fica. A vida de pessoas tão famosas como Evelyn Hugo acabam sendo retratadas, muitas vezes, de forma rasa e superficial. Quem olha de longe nunca sabe o que realmente se passa por trás de um corpo bonito, tanta fama e cerimônias patrimoniais. Aqui existe a vida de uma mulher guerreira e forte.

A talentosíssima autora criou uma história fictícia capaz de deixar qualquer um de boca aberta. Quando já idosa, após viver toda a sua enlouquecedora história, Hugo percebe que todas as pessoas que sabiam de sua real trajetória nos mínimos detalhes possíveis já haviam falecido. É nesse embalo que ela também percebe que sua história está chegando ao fim. Ao se dar conta disso, Evelyn decide que quer expor suas aventuras ao mundo: finalmente responder a questão do porquê ter se casado sete vezes, como conseguiu alcançar tanta fama, o que sofreu até ganhar seu verdadeiro reconhecimento e, ainda mais, revelar o seu grande amor. Para isso, ela escolhe a dedo uma jornalista muito capacitada, Monique Grant, para escrever detalhe por detalhe toda a biografia de sua vida. Elas passam dias e dias apenas relembrando essa grande história. Monique se mostra tão chocada quanto eu ou qualquer leitor lendo Os Sete Maridos de Evelyn Hugo pela primeira vez. Depois de finalmente ter chegado ao fim de sua escrita, Monique lança para o mundo a tão esperada verdadeira história de Evelyn Hugo e choca mais milhares de pessoas. Com a ideia de ter cumprido todos os seus propósitos após a sua grande revelação, Hugo tira sua própria vida e deixa para todos sua verdadeira essência, algo que nunca pôde ter enquanto viva.

Falando como uma grande fã de Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, o que mais me impressiona é que, no final, todos os mínimos detalhes que o livro nos dá se interligam e fazem sentido. O plot twist é incrível e os personagens vão sendo bem desenvolvidos no desenrolar da história. Isso nos traz aquela sensação de que só iremos largar o livro depois que lermos a última frase. Ele prende e faz com que você se apegue. É o tipo de livro que, quando acaba, faz você sentir falta e querer mais. Na minha opinião, vale a pena se aventurar junto com essa grande estrela. Conhecer sua verdadeira história fará com que você não apenas se divirta, ria e chore. Ela fará com que você reflita, pense e se surpreenda com o tanto de fatos que conseguimos facilmente encontrar em nossa realidade também. É um livro contagiante que mescla perfeitamente surpreendentes situações com importantes aprendizados.

Dadas qualidades da autora, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo nos traz tramas que envolvem o leitor e são bastante fluidas. Acredito que quem gosta de se surpreender com finais inesperados irá amar ler este livro. A comunidade LGBTQIA+ pode se identificar com alguns personagens e os modos como eles lidam com sua sexualidade diante da sociedade. Como já dito anteriormente, o livro também traz muito da nossa realidade atual, por mais que a sua história retrate um período já um pouco distante de nós no tempo. É uma história fictícia cheia de realidade. Vale a pena conhecer a verdadeira Hugo e, ainda mais, seu verdadeiro amor.

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
REID, T. J.
São Paulo: Editora Paralela, 2017Os Sete Maridos de Evelyn Hugo REID, T. J. São Paulo: Editora Paralela, 2017


Júlia Tascheto Berlatto ([email protected]): acadêmica do 2º ano curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves.


Veja também:

Fim do conteúdo