Início do conteúdo

[Se liga na dica!] Estudante Lucas Tomazel Salvatori recomenda a série “Peaky Blinders”


Ao longo do 3° trimestre letivo de 2022, os estudantes da turma do 2° ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio engajaram-se na produção de resenhas com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar dicas de livros, séries, filmes e álbuns musicais para preencher de cultura o período das férias.

A atividade ocorreu no âmbito da componente curricular Língua Portuguesa e Literatura II e constituiu etapa da implementação do projeto de pesquisa “O ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita: a interlocução a serviço da construção de conhecimento em língua portuguesa no ensino médio”, liderado pela professora Andréia Kanitz.

Nesta série de publicações, você terá acesso aos textos produzidos pelos estudantes, que escolheram resenhar produtos culturais diversos que compõem a cultura juvenil. Então, se liga na dica!

Peaky Blinders:
“Para mim a família é uma força, e tenho negócios a fazer”


Por: Lucas Tomazel Salvatori

Peaky Blinders é muito mais do que sangue, apostas e navalhas. A série consegue passar uma elegância muito especial que poucas conseguem demonstrar, a começar pelos figurinos dos anos 20 e da gangue de irmãos que governou a cidade de Birmingham, na Inglaterra, após a Primeira Guerra Mundial. Essa gangue realmente existiu. A série combinou as realidades da época com a criatividade de seu criador, Steven Knight. Produzida pela BBC, começou a ser exibida em 2013 e está disponível na Netflix com seis temporadas.

O autor da série, Steven Knight, relata que cresceu ouvindo histórias de seus pais que despertaram seu interesse pela gangue. Ele observou que a origem do nome é desconhecida, mas sabe-se que foi a primeira quadrilha a criar uma identidade própria no local, personalizando seu visual com longos casacos escuros e boinas. As boinas costumavam ter na sua costura lâminas que serviam como armas caso necessário fosse em uma luta por seu território. Curiosamente, após sua extinção na década de 1930, todas as novas gangues de jovens passaram a ser identificadas pelo mesmo nome, mantendo viva a imaginação de sua existência para as gerações futuras.

O enredo da série se inicia no ano de 1919. Thomas Shelby, um gângster cigano, irá fazer o que for preciso para desenvolver o pequeno negócio de jogos de azar de sua família. Para isso, ele manipulou um cavalo para atrair a atenção de um rival maior, Billy Kimber. Nas sombras, Thomas ainda esconde outro trunfo: armas desviadas do exército inglês. Para se aproximar de Kimber, Thomas arruma briga com outra família de ciganos, os Lee, e acaba conquistando a confiança do adversário.

Do outro lado da lei, o inspetor Chester Campbell é transferido para Birmingham para investigar as armas desaparecidas, mas ele não foi o único a segui-las. Uma organização chamada IRA também está interessada nelas. Agora, além da guerra com a família Kimber, o líder da família Shelby deve lidar com um conflito político iminente que colocará em risco toda a sua operação. Também há espaço para o amor nesta história de guerra. Thomas conhece e se apaixona por Grace, uma espiã contratada por Campbell. Sem saber das verdadeiras intenções da garota, o herói de guerra abriu espaço para ela em sua vida e coração.

A primeira temporada termina com uma verdadeira guerra nas ruas de Birmingham, com Campbell e a polícia fechando os olhos para o conflito mortal entre Shelby e Kimber. Thomas mata Kimber, perdoa a traição de Grace e os dois começam a namorar. O problema das armas também é resolvido, e Campbell descobre onde Thomas está escondido com a ajuda de Grace. Após a primeira temporada, podemos ver que o dono de um pequeno negócio agora tem ambições de expandir suas conexões e planejar voos mais altos.

Já na segunda temporada, Thomas tenta expandir seus negócios, o que por muito pouco não causou sua morte. Na terceira temporada, acontece a morte de sua esposa Grace. Ao final, todos acabam presos, e Thomas diz que é parte de seu plano. A quarta temporada abre com Thomas recebendo a mão negra, uma declaração de guerra, que culmina na vitória da família Shelby sobre a família Changretta. No entanto, Thomas perde seu irmão na disputa. O principal acontecimento da quinta temporada ocorre quando Thomas encontra um adversário que não pode derrotar, devido ao golpe de estado mal sucedido após se juntar a Mosley. A sexta temporada começa com a notícia de que na tentativa do golpe de estado de Thomas, sua tia Polly morre. Por fim, seu primo Michael e Mosley tentam matar sem sucesso Thomas de diferentes formas. Thomas consegue dar a volta por cima, deixando um ar de suspense do que vem pela frente. Os diretores falaram que a série Peaky Blinders se encerrou na sexta temporada. No entanto, para fechar com chave de ouro esta brilhante série, está sendo produzido um filme de fechamento da saga.

A trilha sonora é única e mantém os fãs alertas e animados. Ela nos leva para o século XX, com rock e jazz, embora esses estilos musicais não tenham começado exatamente nessa época. Compõem a trilha sonora bandas atuais de rock como Artick Monkeys, The White Stripes, Royal Blood, que se encaixam perfeitamente no roteiro e no figurino.

Em Peaky Blinder, podemos acompanhar um roteiro linear e clássico como convém, mas vigoroso na trama de vinganças bem calculadas, diálogos enxutos e definitivos. Recomendo assistir Peaky Blinders se você gosta de uma história tensa com atenção aos detalhes, como boa música, conteúdo da saga, figurinos incríveis, muita ação, investigação e um pouco de drama. Agora, tendo assistido todas as 6 temporadas, estou ansioso para assistir ao filme que será lançado em 2023.

 

Peaku Blinders
KNIGHT, S.
Reino Unido: BBC Studios, 2013.

Peaku Blinders KNIGHT, S. Reino Unido: BBC Studios, 2013.


Lucas Tomazel Salvatori ([email protected]): acadêmico do 2º ano curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves.


Veja também:

Fim do conteúdo