Portfólio de Ações
PROGRAMA DE EXTENSÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO LÍNGUAS E LITERATURAS NO CAMPUS (PRELLIC)
O Programa de Extensão Línguas e Literatura no Campus (PRELLIC) tem como propósito promover ações de oferta permanente, que integrem a sociedade (comunidade intra e extraescolar) às atividades institucionais, radicando nas línguas e literaturas o foco central para seu desenvolvimento. O PRELLIC se projeta a partir da premência de adequada apropriação da língua materna (o português), do conhecimento de línguas adicionais (indispensável frente ao contexto político mundial atual) e da compreensão de fenômenos literários (autores, obras e condições histórico-sociais de produção) como forma de trabalhar a criticidade e a ação consciente no mundo contemporâneo. Trata-se de um programa que busca operacionalizar em ações práticas o compromisso do IFRS com as demandas sociais e com a formação de sujeitos críticos e reflexivos a partir de conhecimentos das línguas e da literatura.
Coordenação: Prof.ª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
AÇÕES DE EXTENSÃO
CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS
Desde 2013, o Campus Bento Gonçalves oferece o Curso Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados, buscando auxiliar o processo de integração de estrangeiros que, por diversos motivos, deixaram seu país de origem e buscam uma nova oportunidade no Brasil. O objetivo do Curso, pautado pela perspectiva teórica da Língua de Acolhimento, é promover um aprendizado da língua portuguesa que permita aos sujeitos comunicar-se em situações cotidianas de interação social como: apresentar-se, pedir informações, locomover-se pela cidade, fazer compras, procurar emprego, providenciar documentação, ter atendimento médico. O Curso, de nível básico, é ofertado semestralmente em duas turmas (Módulo I e Módulo II), com carga horária de 30h cada uma. Durante a condição de isolamento social ocasionada pela Pandemia COVID-19, o Curso foi adaptado ao formato online.
Saiba mais: https://ifrs.edu.br/bento/concluida-mais-uma-turma-de-portugues-para-imigrantes-e-refugiados/
Projeto de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados forma mais uma turma
Coordenação: Prof.ª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
SEMANA DE LÍNGUA E LITERATURA NO CAMPUS
Anualmente, o Campus Bento Gonçalves realiza a Semana de Línguas e Literaturas do Campus, organizado por docentes e estudantes do Curso de Licenciatura em Letras. O evento é voltado a professores e estudantes das redes municipal e estadual, bem como estudantes do IFRS, do Ensino Médio à Graduação. O objetivo do evento é ofertar oficinas sobre diferentes temas ligados à Literatura e às Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola.
Saiba mais:
8ª Semana de Língua e Literatura ocorreu entre os dias 22 e 25 de maio
Inscrições para 7ª Semana de Língua e Literatura no Campus encerram no dia 24
Coordenação: Prof. Dr. Maiquel Röhrig, Prof. Dr. Kleber Eckert e Prof.ª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
PRÉ-IF
O Pré-IF é um curso de extensão preparatório gratuito, ministrado por estudantes das Licenciaturas do Campus Bento Gonçalves, e que tem como objetivo auxiliar na preparação de candidatos aos cursos de ensino médio técnico integrado oferecidos pela instituição. Os licenciandos do Curso de Letras atuam ministrando aulas de Língua Portuguesa.
https://ifrs.edu.br/bento/iniciam-as-aulas-do-pre-if
Supervisão: Prof. Dr. Maiquel Röhrig
UM PASSEIO POR CERVANTES, BORGES E PESSOA
Este curso tem por objetivo proporcionar um panorama da produção e interpretação da literatura de três grandes autores da literatura mundial/iberoamericana. Miguel de Cervantes, considerado o pai do romance moderno cuja obra, “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha”, ressoa em muitas outras produções literárias e culturais até os dias de hoje. Fernando Pessoa, autor português que, como poucos, soube conjugar temas e formas da literatura moderna em língua portuguesa e alcançou reconhecimento internacional pela sua singular caracterização da despersonalização em literatura. Por último, Jorge Luis Borges, escritor argentino de enciclopédico conhecimento e uma poética em que filosofia, história, ciências e experiência convergem para um único ponto: a produção literária. Serão destinados dois encontros para cada um dos autores, considerando um recorte que contemple alguns dos aspectos da vida e da obra dos referidos autores mencionados acima. O curso é ofertado em parceria com o SESC Bento Gonçalves e está aberto à comunidade.
Coordenação: Profª Dra. Michele Savaris
APRENDE ESPAÑOL A PARTIR DE CANCIONES
Este projeto visa ao estudo da língua espanhola e da cultura a partir de letras de canções e está direcionado a estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS/Campus Bento Gonçalves. Em cada encontro, propõe-se uma atividade a partir da canção escolhida referente a um país cuja língua oficial é o espanhol, de forma que, além dos aspectos culturais, também sejam abordados aspectos linguísticos.
Coordenação: Profª Dra. Michele Savaris
GRAMÁTICA NORMATIVA: TEORIA E PRÁTICA
Este curso volta-se para os estudantes de graduação e egressos de Letras e professores das redes municipal e estadual da região. O curso tem como objetivo compartilhar conhecimentos na área do ensino de gramática, considerando o contexto de aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A primeira edição ocorreu em 2019. Atendendo a pedidos de estudantes e comunidade externa, a segunda edição aconteceu em 2023.
Saiba mais: https://ifrs.edu.br/bento/inicia-o-curso-de-extensao-gramatica-normativa-teoria-e-pratica/
Coordenação: Prof. Dr. Maiquel Röhrig
CONVERSAS LITERÁRIAS
Com objetivo de fruição literária por meio da leitura e discussão de contos, os encontros do projeto ocorrem semanalmente, intercalando-se entre o formato presencial e on-line. No início de cada mês, é divulgado o cronograma dos encontros no perfil do projeto no Instagram. Ao longo de cada encontro, é feita a leitura de um conto escolhido previamente pela equipe do projeto e, posteriormente, é proposta uma discussão a partir de aspectos sugeridos pelo texto. Cada participante pode se manifestar livremente a partir da sua compreensão e interpretação. Não há necessidade de inscrição prévia para participar do projeto e participantes do IFRS e participantes externos/as são bem-vindos/as.
Saiba mais: https://ifrs.edu.br/bento/encontros-do-projeto-conversas-literarias-reiniciam-no-dia-23-de-maio/
https://ifrs.edu.br/bento/projeto-conversas-literarias-e-prellic-promovem-ciclo-de-palestras/
Coordenação: Profª Me. Amélia Biesek Lovatto
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS E LITERATURAS
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves, o Campus Bento Gonçalves promove, periodicamente desde 2018, cursos de formação de professores de Português e Literatura para a Educação Básica.
https://ifrs.edu.br/bento/campus-promove-curso-de-portugues-literatura/
Coordenação: Prof. Dr. Maiquel Röhrig
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS
A oficina faz parte da preparação para a Mostra Técnico Científica do Campus Bento Gonçalves, realizada anualmente. Objetiva orientar estudantes do Campus e de outras Instituições de Ensino sobre as normas de escrita e formatação dos resumos para as apresentações orais dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.
Saiba mais: https://ifrs.edu.br/bento/oficina-de-elaboracao-de-resumos-academicos/
https://www.youtube.com/watch?v=Q_81QYMtNys
Coordenação: Prof.ª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
BNCC NOS ANOS INICIAIS DO E.F.: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Voltado a professores das redes municipal e estadual de Bento Gonçalves, esse curso de formação online contou, na área de Língua Portuguesa, com dois módulos ministrados pelas docentes do Curso de Licenciatura em Letras, Carina Fior Postingher Balzan (Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental) e Cristina Bohn Citolin (Ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais de acordo com a BNCC).
Coordenação: Profª Dra. Karine Pértile
CONTAR E ENCANTAR: MEDIAÇÃO LITERÁRIA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE BENTO GONÇALVES
O Projeto visa promover o contato de estudantes da Educação Básica com a literatura infantil por meio de contação de histórias. A literatura infantil, enquanto manifestação artística, desenvolve a imaginação e a criatividade dos pequenos leitores, levando-os a uma maior compreensão de si mesmos, das pessoas com quem convivem e do contexto em que estão inseridos. Além disso, a literatura desenvolve o pensamento crítico e reflexivo, ampliando o conhecimento de mundo e desenvolvendo a aprendizagem em diferentes aspectos. Dada a importância da literatura infantil no cotidiano familiar e escolar das crianças, este projeto de mediação literária propicia o contato entre os livros e seus leitores de forma lúdica e prazerosa a partir de contação de histórias gravadas em vídeo enviados às Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos inciais e anos finais) do município de Bento Gonçalves.
Saiba mais: https://ifrs.edu.br/bento/projeto-de-extensao-contar-e-encantar-lanca-videos-de-contacao-de-historias/
Projeto de Extensão seleciona estudantes voluntários dos cursos de Pedagogia e Letras
Coordenação: Prof.ª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: TRABALHANDO COM ALUNOS IMIGRANTES E REFUGIADOS
Verifica-se que, nos últimos anos, a presença de alunos imigrantes e refugiados nas escolas de Educação Básica da rede pública da região vem aumentando, gerando um novo contexto para toda a comunidade escolar e constituindo um desafio para os professores, uma vez que, geralmente, esses alunos chegam com pouco ou nenhum conhecimento da língua portuguesa, apresentando muita dificuldade de comunicação, tanto na compreensão, quanto na expressão oral e escrita. Essa dificuldade de comunicação prejudica a interação social com a comunidade escolar e acaba por isolar e excluir ainda mais esses alunos. Dessa forma, o minicurso visa promover a formação de professores da Educação Básica para o trabalho com alunos imigrantes e refugiados na perspectiva da Língua de Acolhimento, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e contribuindo para a integração desses alunos à escola e à comunidade local.
Coordenação: Prof.ª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
SOPRO: UM PODCAST DE CULTURA E LITERATURA
Trata-se de um programa destinado a abordar temas literários e culturais. A ação se desenvolve no formato podcast e é distribuída nas principais plataformas de compartilhamento da Internet, atingindo, dessa forma, um público variado, desde simples apreciadores da literatura até profissionais da educação que busquem conteúdo para suas aulas, dado o alcance que o formato e a distribuição permitem. A ação ocorre desde 2021 e, em 2024, está na sua quarta edição.
Coordenação: Prof. Me. Tiago Pedruzzi e Profª Dra. Michele Savaris
Saiba mais: https://ifrs.edu.br/bento/projeto-de-extensao-aborda-temas-literarios-e-culturais-em-forma-de-podcast/
Projeto de Extensão lança o livro “Sopro Podcast: diálogos sobre literatura”
Sopro Podcast grava episódio com o professor e escritor José Clemente Pozenato
CLUBE LITERATURA EM PAUTA
Este Projeto visa proporcionar aos participantes um espaço para o compartilhamento de experiências de leitura e reflexão sobre obras literárias clássicas e contemporâneas, com destaque para o gênero literário romance, promovendo, assim, o acesso à literatura enquanto manifestação artística e cultural, e contribuindo, também, para a formação humana dos estudantes e do público em geral. Nos encontros, que ocorrem uma vez por mês, os participantes socializam e debatem a obra previamente lida, expondo suas impressões de leitura em um ambiente descontraído e democrático. No ano de 2024, o projeto está na sua terceira edição.
Coordenação: Prof.ª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
Projeto Literatura em Pauta concede entrevista no Espaço Coletivo de Artes em Garibaldi
Projeto de extensão Clube Literatura em Pauta inicia sua 3ª edição
https://ifrs.edu.br/bento/clube-literatura-em-pauta-da-inicio-aos-encontros-da-segunda-edicao/
https://ifrs.edu.br/bento/clube-literatura-em-pauta-realiza-segundo-encontro/
https://ifrs.edu.br/bento/clube-literatura-em-pauta-realiza-primeiro-encontro
FORMAR LEITORES NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
O cenário contemporâneo mediado pelas novas tecnologias ao mesmo tempo que amplia o acesso à literatura de forma geral, também pode afastar os estudantes das obras literárias impressas. Isso ocorre devido à infinitude de atividades realizadas por meio dos dispositivos eletrônicos como vídeo-games, tablets e celulares, fazendo com que as crianças dispensem cada vez menos tempo à leitura de livros de literatura. Reconhecendo a importância da literatura na formação humana e no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é preciso pensar em estratégias para estimulá-las a ler e se interessar pelo mundo da fantasia presente nas obras literárias. A oficina visa promover uma capacitação para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a formação de leitores, refletindo sobre a prática pedagógica com a literatura destinada a crianças e jovens.
Coordenação: Profª Carina Fior Postingher Balzan
CURSO BÁSICO DE LIBRAS
O Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS contempla conhecimentos sobre a língua de sinais e a cultura da comunidade surda do Brasil. O curso proporciona o contato e uso da língua, viabilizando a aprendizagem da sua estrutura linguística básica, a produção de narrativas simples para o uso no cotidiano, bem como as competências essenciais para amenizar as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes em diferentes contextos sociais.
Coordenação: Profª. Me. Fabiane Lima Cigognini
OFICINA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM SALA DE AULA
Esta oficina pretende, por meio de atividades práticas, desenvolver nos participantes habilidades de leitura do texto literário e propostas metodológicas para o trabalho com a literatura infantil e juvenil em sala de aula. Ao explorar o potencial da literatura, contribui-se para o desenvolvimento da criatividade, da criticidade e do senso estético nos leitores em formação.
Coordenação: Prof.ª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
Saiba mais: https://ifrs.edu.br/bento/oficina-literatura-infantil-e-juvenil-em-sala-de-aula/
O JULGAMENTO DE CAPITU
O evento consistiu numa espécie de teatro, no qual a turma do terceiro semestre de Letras, na disciplina de Literatura Brasileira II, realizou o julgamento da personagem Capitu, do romance “Dom Casmurro”. A proposta do evento foi apresentar as provas e contraprovas do suposto adultério de Capitu. Os estudantes da turma fizeram os papéis de Capitu e Bento Santiago, bem como da defesa e da acusação. Para integrar o júri, foram convidados os alunos egressos do curso de Letras. Os estudantes do Ensino Médio do IFRS e das escolas do município de Bento Gonçalves, além de seus respectivos professores, foram convidados para integrar a plateia.
Coordenação: Prof. Dr. Maiquel Röhrig
Saiba mais: https://ifrs.edu.br/bento/curso-de-licenciatura-em-letras-apresentou-a-peca-teatral-o-julgamento-de-capitu/
INTERCÂMBIO LINGUÍSTICO ON-LINE
O projeto Intercâmbio Linguístico busca promover a compreensão sociocultural entre diversos países e contribuir para a aprendizagem de idiomas a partir de uma perspectiva de educação linguística crítica e cidadã. Ao longo do projeto, os participantes terão a oportunidade de interagir sincronicamente de forma on-line, realizando tarefas que permitam o desenvolvimento de variadas habilidades comunicativas e interacionais em inglês e português brasileiro. O projeto será oferecido para grupos de diferentes países e níveis de proficiência na língua alvo, contemplando 60 participantes. Trata-se de uma atividade síncrona a distância, com limite de vagas e processo seletivo específico, que utiliza o ensino colaborativo entre os aprendizes de idiomas. Os participantes se encontrarão de forma remota semanalmente, através da plataforma Google Meet, para se engajar em discussões não-roteirizadas relacionadas a aspectos sociais, culturais, históricos, etc. de ambos os países que estejam dentro do seu escopo de interesses. Os participantes deverão totalizar pelo menos 28 horas de conversação em cada idioma estudado. As atividades síncronas serão moderadas pelos tutores do projeto. Ao final do projeto, espera-se que os participantes sintam-se mais confiantes de se comunicar no idioma-alvo e tenham conhecimentos de realidades culturais distintas.
Coordenação: Profª Dra. Minéia Frezza e Profª Me. Amélia Biesek Lovatto
Saiba mais: https://ifrs.edu.br/bento/campus-promove-intercambio-linguistico-on-line/
PESQUISA
GRUPO DE PESQUISA
LÍNGUAS, SOCIEDADES E CONTEXTOS EDUCACIONAIS
O Grupo de Pesquisa Línguas, sociedades e contextos educacionais desenvolve estudos que têm como eixo diferentes aspectos das manifestações das línguas que circulam socialmente, especialmente no que tange aos contextos educacionais, sejam eles institucionalizados ou não. Nesse sentido, o GP abriga três grandes áreas de interesse, a saber: línguas, literaturas e educação. As perspectivas investigativas (teóricas e metodológicas) fundamentam-se em elementos específicos das distintas áreas, mas buscam também uma articulação com outras campos do conhecimento acadêmico. As pesquisas visam a relativizar ou solidificar achados de trabalhos de temáticas afins, a contribuir com lacunas da produção científica, a servir como um acervo de dados e, principalmente, a impulsionar o pensamento crítico e reflexivo.
Linhas de pesquisa: Educação, lingua(gem) e interdisciplinaridade; Estudos linguísticos: perspectivas teóricas e aplicadas; e Mosaico de estudos literários: produção, interação e arte.
Líder: Profª Drª. Minéia Frezza
PROJETOS
O PORTUGUÊS FALADO NA SERRA GAÚCHA COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: DESVENDANDO AS INTERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL
O projeto visa aprimorar o ensino de Português Brasileiro como Língua de Acolhimento na Serra Gaúcha. Para isso, primeiramente, identificamos as reais necessidades quanto à aprendizagem de práticas interacionais dos/as imigrantes instalados/as na Serra Gaúcha por meio de entrevistas com esse público em uma pesquisa realizada em 2020. A partir do mapeamento dessas necessidades, neste projeto gravaremos e alisaremos interações naturalísticas realizadas em um contexto elencado como primordial pelos/as imigrantes participantes da primeira fase do estudo, qual seja, a Polícia Federal. Assim, poderemos revelar características particulares dessas interações e da variedade do português brasileiro local de modo a produzirmos materiais didáticos para o ensino de Português Brasileiro como Língua de Acolhimento que atendam às demandas específicas de nossos/as imigrantes. Os materiais criados a partir dessas interações serão disponibilizados no formato digital no site do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. Ademais, serão utilizados nos cursos de extensão de língua portuguesa para imigrantes matriculados em nossa instituição.
Período: 2023-2024
Coordenação: Profª. Dra. Minéia Frezza
O PORTUGUÊS FALADO NA SERRA GAÚCHA COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: DESVENDANDO AS INTERAÇÕES DO POSTO DE SAÚDE
O projeto visa aprimorar o ensino de Português Brasileiro como Língua de Acolhimento na Serra Gaúcha. Para isso, primeiramente, identificamos as reais necessidades quanto à aprendizagem de práticas interacionais dos/as imigrantes instalados/as na Serra Gaúcha por meio de entrevistas com esse público em uma pesquisa realizada em 2020. A partir do mapeamento dessas necessidades, neste projeto gravaremos e alisaremos interações naturalísticas realizadas em um contexto elencado como primordial pelos/as imigrantes participantes da primeira fase do estudo, qual seja, o Posto de Saúde. Assim, poderemos revelar características particulares dessas interações e da variedade do português brasileiro local de modo a produzirmos materiais didáticos para o ensino de Português Brasileiro como Língua de Acolhimento que atendam às demandas específicas de nossos/as imigrantes. Os materiais criados a partir dessas interações serão disponibilizados no formato digital no site do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. Ademais, serão utilizados nos cursos de extensão de língua portuguesa para imigrantes matriculados em nossa instituição.
Período: 2024
Coordenação: Profª. Dra. Minéia Frezza
O PORTUGUÊS FALADO NA SERRA GAÚCHA COMO LÍNIGA DE ACOLHIMENTO: DESVENDANDO AS INTERAÇÕES DO SINE
O projeto visa aprimorar o ensino de Português Brasileiro como Língua de Acolhimento na Serra Gaúcha. Para isso, primeiramente, identificamos as reais necessidades quanto à aprendizagem de práticas interacionais dos/as imigrantes instalados/as na Serra Gaúcha por meio de entrevistas com esse público em uma pesquisa realizada em 2020. A partir do mapeamento dessas necessidades, neste projeto gravaremos e alisaremos interações naturalísticas realizadas em um contexto elencado como primordial pelos/as imigrantes participantes da primeira fase do estudo, qual seja, o Sistema Nacional de Emprego (doravante, SINE). Assim, poderemos revelar características particulares dessas interações e da variedade do português brasileiro local de modo a produzirmos materiais didáticos para o ensino de Português Brasileiro como Língua de Acolhimento que atendam às demandas específicas de nossos/as imigrantes. Os materiais criados a partir dessas interações serão disponibilizados no formato digital no site do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. Ademais, serão utilizados nos cursos de extensão de língua portuguesa para imigrantes matriculados em nossa instituição.
Período: 2023
Coordenação: Profª Drª. Minéia Frezza
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO PARA ESTUDANTES IMIGRANTES E REFUGIADOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Os fluxos migratórios recentes nova realidade para as escolas públicas brasileiras, marcadas pela presença cada vez mais significativa de alunos imigrantes e refugiados. A maioria dessas crianças e jovens chega ao país sem saber falar português e, dessa forma, acaba frequentando as aulas sem conseguir se comunicar com os professores e colegas e, consequentemente, não entendendo os conteúdos desenvolvidos em sala. Este Projeto de Pesquisa visa, portanto, investigar e propor estratégias de ensino de língua portuguesa para alunos imigrantes e refugiados matriculados na Educação Básica, especialmente por meio da elaboração de material didático pedagógico de alfabetização.
Período: 2022-2023
Coordenação: Prof.ª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
ESTUDO DOS PERSONAGENS HOMÔNIMOS NA OBRA DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
O projeto tem por objetivo mapear e analisar os personagens homônimos nas narrativas escritas por Gabriel García Márquez. O escritor colombiano é um dos mais importantes do cenário literário latino-americano e foi agraciado com o prêmio Nobel de Literatura na década de 80. O ponto de partida para o referido estudo é a obra “Cem anos de solidão” que, embora não seja a primeira, é a mais destacada do autor. A partir desta pesquisa, será construído um quadro comparativo que permita uma visão mais ampla a respeito dos principais personagens cujos nomes se repetem nas obras de Gabriel García Márquez.
Período: 2022-2023
Coordenação: Profª Dra. Michele Savaris
RECEPÇÃO DE CORTÁZAR NO BRASIL
Objetiva mapear e analisar a recepção crítica da obra do escritor argentino Julio Cortázar nos principais periódicos brasileiros, considerando sua inserção no nosso sistema literário, bem como seus desdobramentos e influências. Para tal, busca-se fazer um levantamento em hemerotecas e arquivos públicos, tanto na internet quanto nos acervos físicos quando possível.
Período: 2021 – 2024
Coordenação: Prof. Me. Tiago Pedruzzi e Prof.ª Dra. Michele Savaris
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Pesquisa estratégias de ensino de língua portuguesa para imigrantes e refugiados que proporcionem uma aprendizagem da língua mais significativa e eficaz para esse grupo específico.
Período: 2020 – 2022
Coordenação: Profª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
LÍNGUA PORTUGUESA COMO PASSAPORTE PARA A CIDADANIA: ASPECTOS SOCIOCULTURAIS E LINGUÍSTICOS DOS PARTICIPANTES DO CURSO DE EXTENSÃO PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS DO IFRS-CAMPUS BENTO GONÇALVES
Investigação sobre o perfil sociocultural e a proficiência linguística dos participantes do Curso de Extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados oferecido pelo IFRS-Campus Bento Gonçalves.
Período: 2019- 2020
Coordenação: Profª Dra. Carina Fior Postingher Balzan
ONOMÁSTICA LITERÁRIA: OS NOMES DOS PERSONAGENS DO ROMANCE URBANO DE JOSÉ DE ALENCAR
Analisa os nomes próprios dos principais personagens dos romances urbanos de José de Alencar, para avaliar se existe uma relação entre o significado do nome e as características físicas e/ou comportamentais dos personagens.
Período: 2019-2020
Coordenação: Prof. Dr. Kleber Eckert
POR QUE LER OS CLÁSSICOS
Análise de livros clássicos da literatura universal, com base em referenciais teóricos da teoria literária, e comparação destes com livros clássicos da literatura brasileira, com base em referenciais teóricos da literatura comparada.
Período: 2018 – 2020
Coordenação: Prof. Dr. Maiquel Röhrig
O ARTIGO NEUTRO ‘LO’ DA LÍNGUA ESPANHOLA: TRADUÇÃO EM OBRAS LITERÁRIAS HISPANO-AMERICANAS
Analisa as técnicas tradutórias empregadas na tradução do artigo neutro ‘lo’ para o português nas principais obras do escritor Gabriel García Márquez.
Período: 2018-2020
Coordenação: Prof. Dr. Kleber Eckert
ONOMÁSTICA LITERÁRIA EM OBRAS DE FANTASIA ÉPICA CONTEMPORÂNEA
Analisa a relação entre os nomes e as características físicas e comportamentais dos principais personagens da obra ‘A guerra dos tronos’, de George R.R. Martin.
Período: 2018-2019
Coordenação: Prof. Dr. Kleber Eckert
O VERBO E SEU ENTORNO
Analisa a concordância verbal entre o sujeito gramatical e o verbo nas letras de músicas mais tocadas em 2018, numa comparação com o prescrito pela gramática tradicional.
Período: 2018-2019
Coordenação: Prof. Dr. Kleber Eckert
ENSINO
FOTONORRATIVAS
Este projeto, de caráter teórico-prático, tem como objetivo abordar a produção fotográfica e sua sintaxe, e refletir de que modo alguns aspectos dessa linguagem podem ser transpostos aos textos literários e/ou a outros textos cujo deslocamento lhes confere um caráter artístico-literário. A ação é desenvolvida a partir de quatro etapas que vão desde a compreensão da linguagem fotográfica até sua aproximação com a literatura. Ao longo dos encontros, são propostas pequenas tarefas práticas que permitem aplicar os conhecimentos adquiridos nas discussões teóricas. O compartilhamento dos resultados de cada tarefa visa, principalmente, à reflexão acerca do processo criativo e das diferentes formas de registro possibilitados pela palavra e pela fotografia.
Período: 2024
Coordenação: Profª Dra. Michele Savaris
ESCRITA CRIATIVA COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA
O projeto tem o objetivo de ofertar oficinas de escrita criativa como ferramenta terapêutica para estudantes e servidores/as do IFRS Campus Bento Gonçalves. De modo a instigar os/as participantes a expressar seus sentimentos, utilizaremos os gêneros poema, carta e diário, os quais são comumente listados em guias de escrita terapêutica como motivadores para a expressão de emoções. Ao escrever sobre sentem, os/as participantes serão levados a refletir sobre os motivos que os levam a terem tais sentimentos e sobre como podem reverter situações desconfortáveis. Os textos produzidos serão (ou não) compartilhados com a turma e com as organizadoras das oficinas, de acordo com a vontade dos/as participantes. Ao final do projeto, almejamos contribuir para a melhora da escrita e da saúde mental dos/as participantes. Além disso, pensamos em organizar um livro com as produções dos/as participantes, que poderão participar de quantas oficinas quiserem, sem a necessidade de inscrição prévia.
Período: 2024
Coordenação: Profª. Dra. Minéia Frezza
POIESIS: O DESPERTAR DA ESCRITA
O projeto de ensino Poiesis: o despertar da escrita propõe criar um espaço para os estudantes refletirem sobre o processo de escrita literária, incentivar a produção de textos breves como poemas, crônicas e contos e compartilhar esses textos com a comunidade acadêmica. Para isso, propõe a realização de rodas de conversa com estudantes e servidores que já possuem obras publicadas, saraus literários para encorajar a leitura de produções de autoria dos próprios estudantes, divulgando esses textos em forma de e-zine, e fomentar ações de promoção da literatura, como lançamentos de livros. Outrossim, busca-se usufruir da Biblioteca Firmino Splendor como espaço privilegiado para essas ações, alçando a biblioteca escolar a um espaço de leitura e mediação cultural.
Período: 2024
Coordenação: Profª Carina Fior Postingher Balzan
Saiba mais:
Projeto Poiesis: o despertar da escrita promove Sarau Literário com apresentação de textos autorais
Projeto Poiesis: o despertar da escrita realiza primeira atividade no Campus
Evento “Trajetória e percalços de um escritor” reuniu comunidade escolar
SEMANA ACADÊMICA DAS LICENCIATURAS
A Semana Acadêmica das Licenciaturas, organizada pelo Diretório Acadêmico das Licenciaturas (DALIC) com supervisão e apoio dos docentes dos cursos de Licenciatura do Campus Bento Gonçalves, visa integrar os cursos de licenciatura por meio de palestras, oficinas e minicursos que abordam temas emergentes da educação.
Saiba mais: https://ifrs.edu.br/bento/inicio-da-semana-academica-das-licenciaturas/
9ª Semana Acadêmica das Licenciaturas – inscrições prorrogadas até 13 de maio