Material didático-pedagógico para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica é publicado em forma de livro digital

O livro digital Material didático-pedagógico para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica está disponível gratuitamente no Repositório Institucional do IFRS.

Resultado de uma construção coletiva inserida no Projeto de Pesquisa Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: desafios e perspectivas, o livro foi produzido com o intuito de auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes imigrantes/refugiados matriculados na Educação Básica, como indica o título.

O conhecimento da língua portuguesa é condição imprescindível para a interação desses estudantes com a comunidade escolar, para a sua aprendizagem em todos os componentes curriculares e para a progressiva inserção na sociedade brasileira, explicam os autores.

O material, organizado em treze unidades, foi desenvolvido com base na perspectiva de Português como Língua de Acolhimento e teve como princípios norteadores: o conhecimento do vocabulário básico que permita ao estudante participar de situações cotidianas de interação social, seja na escola, seja na comunidade; a predominância da variante coloquial da língua portuguesa, que representa a maioria das situações comunicativas cotidianas; e a interculturalidade, valorizando os saberes prévios dos estudantes e suas culturas.

Cada unidade foi pensada a partir de três eixos: a língua em uso, apontando para a aplicação dos conhecimentos linguísticos construídos naquela unidade em situações comunicativas reais; o vocabulário, que contempla o léxico básico vinculado ao tema trabalhado; e a gramática, em que são apresentados tópicos essenciais na gramática da língua em relação à morfologia e à sintaxe.

Sobre os autores

Aléxia Islabão dos Santos é graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e estudante do curso de Licenciatura em Letras, ambos pelo Campus Bento Gonçalves do IFRS. Trabalha como Analista de Sistemas e Programas na Prefeitura de Bento Gonçalves e participa de projetos de pesquisa sobre o ensino de Português como Língua de Acolhimento.

Carina Fior Postingher Balzan é Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul e docente da área de Língua Portuguesa e Literatura do Campus Bento Gonçalves do IFRS. Atua
em projetos de extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados e desenvolve pesquisas sobre ensino de Português como Língua de Acolhimento.

Júlia Sonaglio Pedrassani é estudante do curso de Licenciatura em Letras pelo Campus Bento Gonçalves do IFRS. Desde 2019, atua em projetos de pesquisa relacionados ao ensino de Língua
Portuguesa como Língua de Acolhimento. Atualmente, trabalha como professora de língua inglesa na rede privada de ensino.

Leandro Rocha Vieira é Mestre em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul e técnico em assuntos educacionais do Campus Bento Gonçalves do IFRS. Atua em atividades de extensão e desenvolve pesquisas sobre ensino de Português como Língua de Acolhimento.

Monique Dias Souza é estudante do curso de Licenciatura em Letras no Campus Bento Gonçalves do IFRS. Trabalha como redatora em uma agência publicitária e participa de projetos de pesquisa acerca do ensino de Português como Língua de Acolhimento.

Clique aqui para baixar o livro.