Projeto Conversas Literárias e Prellic promovem ciclo de palestras

O Projeto Conversas Literárias e o Programa de Extensão em Língua e Literatura no Câmpus (Prellic) promovem o “Ciclo de palestras: O espaço da literatura em sala de aula”.

O evento tem por finalidade discutir vários aspectos que atravessam a prática docente através da diversidade de seus palestrantes, docentes que examinarão o tema sob diferentes perspectivas: desde reflexões teóricas até relatos de experiência, passando pela especificidade da literatura afro-brasileira e indígena. Busca, também, estimular uma reflexão sobre o papel do professor de Língua Portuguesa em sala de aula e as possibilidades e desafios do trabalho com o texto literário.

Programação:

• 27/10, 18h30 – José Henrique Alves de Castilhos (Escola de Contadores de Histórias): O despertar do narrador;
  • 03/11, 18h30 – Silvani Lopes Lima (IFRS – Campus Ibirubá): Literatura negro-brasileira em sala de aula: temas e abordagens;
  • 10/11, 18h30 – Fernanda Vieira (UERJ/FAPERJ):  Literaturas Indígenas de Mulheres: territórios do saber ancestral;
  • 18/11, 18h30 – Samira Dall Agnol (UCS): A leitura literária e a formação docente: experiências de leituras;
  •  24/11, 18h30 – Andréia Kanitz (IFRS – Campus Bento Gonçalves) : Aula de literatura no 1º ano do ensino médio: da leitura à produção textual;
  •  1/12, 18h30 – Michele Mafessoni de Almeida (IFRS – Campus Bento Gonçalves): A aula de literatura como espaço de descolonização do saber; e Natalia Gasparini (IFRS – Campus Restinga): Slam: Ideias para levar a batalha de poesia para a sala de aula.

O evento é coordenado pela professora Amália Cardona Leites. Cada encontro vai durar uma hora e meia e será transmitido pelo canal oficial do Campus no YouTube.