Curso de Licenciatura em Letras apresentou a peça “O julgamento de Capitu”

Na noite do dia 29 de março, os alunos do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Letras apresentaram a peça intitulada “O julgamento de Capitu”. A obra foi escrita pelos estudantes a partir da leitura do romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, na disciplina de Literatura Brasileira II, sob supervisão do professor Maiquel Röhrig. Além de escreverem o roteiro, os alunos participaram da produção e atuaram como atores, dando vida aos personagens do romance publicado em 1900, informa o docente.

Os jurados que fizeram o julgamento eram professores de Língua Portuguesa e Literatura formados pelo curso de Licenciatura em Letras do Campus Bento Gonçalves do IFRS. Por quatro votos a dois, a ré foi considerada culpada das acusações. A decisão foi difícil e causou polêmica. Isso porque, no romance, Bento Santiago acusa sua esposa de traição, porém, ao mesmo tempo em que há diversos elementos condenatórios, há, por outro lado, um igual número de elementos que inocentam Capitu e que colocam em dúvida a veracidade das afirmações de Bento.

Até hoje, leitores do mundo inteiro discutem se Capitu traiu ou não traiu Bentinho. A obra é um clássico da literatura, traduzida para vários idiomas. Neste evento, os alunos procuraram homenagear a genialidade de Machado de Assis e transformar sua narrativa numa experiência coletiva, para além do silêncio das leituras individuais, explica o professor Maiquel.

Participaram da autoria, montagem e realização da peça os seguintes estudantes:

• Andressa Trilha dos Santos (Capitu)
  • Camila Paris Cardoso (advogada de acusação)
  • Daiana Dal Ponte (mestre de cerimônias)
  • Hellena Pegoraro Agostini (editora de vídeos e operadora de audiovisuais)
  • Iago Spellmeier Zuchi (psicólogo)
  • Juan Alexandre Pereira Farias (Bento Santiago)
  • Larissa Roque Zeni (advogada de defesa)
  • Liélen Caroline Rodrigues de Freitas (Dona Glória)
  • Marianna Marcelle dos Santos (advogada de defesa)
  • Mateus Daniel Tasca Casagrande (jornalista)
  • Matheus Bordignon (advogado de acusação)
  • Wemerson Wesley de Sousa Paixão (José Dias)

Em nome do Campus Bento Gonçalves do IFRS, o professor Maiquel agradece ao público que se fez presente e prestigiou o evento.